Professor, interlocutor do futuro? Reflexões sobre a concepção de projeto na profissão docente
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.902Resumo
O presente artigo discute projeto de vida como ponto fundamental para o exercício consciente da experiência docente. A concepção de futuro implicada na perspectiva da trajetória profissional ganha destaque em relação à profissão docente já que professores não estão apenas implicados em sua própria trajetória, mas são agentes mediadores da trajetória de outros. Discute as mudanças no mundo do trabalho e sua implicação para a experiência docente. Apresenta o conceito de projeto como colonização do futuro. Por fim, o texto apresenta perspectivas possíveis para o delineamento de ações comprometidas com a participação e a transformação social a partir da reflexão da trajetória de vida.Downloads
Publicado
2015-11-11
Como Citar
CARNEIRO, C.; DIB, S. K. Professor, interlocutor do futuro? Reflexões sobre a concepção de projeto na profissão docente. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.902. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/902. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.