GESTOS, POSTURAS E GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1077Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira as representações de gênero estão sendo veiculadas por ilustrações em livros didáticos do quarto ano do ensino fundamental endereçados às escolas do campo e da cidade. A pesquisa encontra aporte teórico nos estudos de Moscovici (2012) sobre a comunicação de representações sociais e nos estudos de gênero de Scott (1994, 1995) e Louro (1997, 2007). Utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, BAUER; GASKELL, 2002). As imagens foram classificadas quanto à postura, gestualidade e atividades de trabalho, e comparadas segundo os tipos de livros didáticos. As análises evidenciaram a propagação de estereótipos de gênero e estratégias visuais, posturais e gestuais de representação de gênero. Palavras-chave: Imagens. Gestos e posturas. Representações de gênero. Livros didáticos.References
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