GESTOS, POSTURAS E GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1077Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira as representações de gênero estão sendo veiculadas por ilustrações em livros didáticos do quarto ano do ensino fundamental endereçados às escolas do campo e da cidade. A pesquisa encontra aporte teórico nos estudos de Moscovici (2012) sobre a comunicação de representações sociais e nos estudos de gênero de Scott (1994, 1995) e Louro (1997, 2007). Utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, BAUER; GASKELL, 2002). As imagens foram classificadas quanto à postura, gestualidade e atividades de trabalho, e comparadas segundo os tipos de livros didáticos. As análises evidenciaram a propagação de estereótipos de gênero e estratégias visuais, posturais e gestuais de representação de gênero. Palavras-chave: Imagens. Gestos e posturas. Representações de gênero. Livros didáticos.Referências
ALEXANDRE, M. O papel da mídia na difusão das representações sociais. Revista Comum, Rio de Janeiro: v. 6, n. 17, p. 111-125, jul./dez. 2001. Disponível em: <http://www.sinpro-rio.org.br/imagens/espaco-do-professor/sala-de-aula/marcosalexandre/opapel.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2016.
ANDRADE, S. S. Mídia impressa e educação de corpos femininos. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 108-123.
ARGYLE, M. Bodily communication. London: Routledge, 1988.
______. Social interaction. London: Methuen, 1969.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Capa de Edições 70, 1977.
BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BRANDÃO, C. R. O trabalho de saber. Porto Alegre: Sulina, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação 05/2011 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático do Campo: PNLD Campo, 2013. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/165-editais?download=6450:pnld-2013-campo-edital>. Acesso em: 14 dez. 2016.
______. Guia de Livros Didáticos: PNLD Campo, 2013: Guia de livros. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2012. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/125guias?download=7706:pnld-campo-2013-guia>. Acesso em: 14 dez. 2016.
ENDLICH, A. M. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPÓSITO, M. E. B.; WHITACKER, A. M. Cidade e Campo: Relações e Contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2006, p. 11-31.
COSNIER, J. Les gestes du dialogue: la communication non verbale. Psychologie
de la motivation, n. 21, p. 120-138, 1996.
DITTMAN, A. The role of body movement in communication. In: SIGMAN, A.; FELDSTEIN, S. (Org.). Nonverbal behaviour and communication. London: Lawarence Erlbaum Associates, 1987, p. 37-63.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
KNAPP, M. L.; HALL, J. A. (Eds.) Comunicação não-verbal na interação humana. São Paulo: JSN Editora, 1999.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46, p. 201-218, dez. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/edur/n46/a08n46>. Acesso em: 14 dez. 2016.
______. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
MATSUMOTO, D.; FRANK, M.; HWANG, H. S. Reading people. In: MATSUMOTO, D.; FRANK, M; HWANG, H. S. (Eds.) Nonverbal Communication. Science and Applications. London: Sage Publications, 2013, p.3-14.
MAUSS, M. L. expression obligatoire de sentiments: essais de Sociologie. Paris:
Minuit, 1968.
MEYER, D. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 9-27.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
NICARETA, S. E. Livros didáticos: gênero, currículo e ideologia na escola primária, Curitiba, 2010. 163 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Tuiuti do Paraná, 2010.
NICHOLSON, L. Interpretando o gênero. Tradução de Luiz Felipe Guimarães Soares. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 09-41, 2000. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/11917/11167>. Acesso em: 14 dez. 2016.
SCHERER, K. R. Les fonctions des signes non verbaux dans la conversation. In: BROSSARD, A. et al. La communication non verbale. Paris: Delachaux & Niestlé, 1984, p. 87-99.
SCHWEDES, H. The construction of gender in photographs of children. In: HARTEL, I.; SCHADE, S. The body and representation. Hannover: Springer Fachmedien Wiesbaden, 2002, p. 169-178.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em:< https://archive.org/stream/scott_gender#page/n9/mode/1up>. Acesso em: 14 dez. 2016.
_______. Prefácio a Gender and Politics of History. Cadernos Pagu, Campinas, n. 3, p. 11-27, 1994. Disponível em:< https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=51007>. Acesso em: 14 dez. 2016.
SILVA, A. F. L. O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 45, p. 473-492, 2015. Disponível em:< https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2044/1924>. Acesso em: 14 dez. 2016.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
THERRIEN, J.; DAMASCENO, M. N. (Coords.) Educação e escola no campo. Campinas, SP: Papirus, 1993.
WACHELKE, J. F. R.; CAMARGO, B. V. Representações sociais, representações individuais e comportamento. Revista Interamericana de Psicologia, México, DF, v. 41, n. 3, p. 379-390, 2007. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rip/v41n3/v41n3a13.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.