UM PAPEL PARA O PEDAGOGO NA REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE DROGAS NA CIDADE DE UBERABA (MG) – 1990 / 2013
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1094Abstract
A pesquisa apresentada tem como objeto de estudo a análise da importância do profissional pedagogo no processo de recuperação e reinserção social dos usuários de drogas na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais. Ela foi possível, graças ao Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. Utilizando-se de um levantamento documental, bibliográfico e de outros recursos de cunho normativo, foi focado o contexto de atuação do pedagogo, alargando-o ainda mais com as políticas públicas, com a reinserção social e com outras interfaces. O objetivo geral da pesquisa foi ressaltar o valor da função pedagógica na reinserção social dos usuários de drogas no munícipio, levando em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (CNE/CP nº 1/2006), também para as sinergias de efeito ativo e retrocessos, em que se inserem os espaços não escolares para o debate. Esses diversos aspectos emergiram de reformas efetuadas, visando os cuidados de seus destinatários, em outros níveis de observações, que a investigação, por associações imprevisíveis, terminou por produzir. Na análise final dos dados, verificaram-se inconsistências no papel desempenhado pelo pedagogo na tarefa de reinserção do usuário de drogas. Por fim, as recomendações da Declaração de Caracas, as quais foram adotadas pela Organização Mundial de Saúde, assim como os conceitos produzidos pelo Terceiro Setor foram fundamentais para a análise das ações governamentais.References
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
AZEVEDO, E. N.; PARENTE, C. M. A formação do Pedagogo para atuação em ambientes escolares e não escolares. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC, Natal, 2010.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BRASIL, Ministério da Saúde. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas, 2. ed., Brasília, D.F. 2004B.
CNE/CP Resolução 1/2006, Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em:11 abr.2014.
FIORE, M. O lugar do Estado na questão das drogas: o paradigma proibicionista e as alternativas. Novos Estudos- CEBRAP, n. 92, p. 9-21, 2012.
FRANCO, M. A. S; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a Formulação de Diretrizes Curriculares para Cursos de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007. p.63-97.
GIL, G.; FERREIRA, J. A cultura, o Estado e os diversos usos das “drogas”. In: B. C. Labate et al. (Orgs.) Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador, Bahia: EDUFBA 2008.
GUIMARÃES, A. N.; BORBA, L.O.; LAROCCA, L. M.; MAFTUM, M. A.; Tratamento em saúde mental no modelo manicomial (1960 A 2000): Histórias narradas por profissionais de enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 361-369, abr./jun. 2013.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#populacao>. Acesso em 13 abr. 2014.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para
quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
_______. Que destino os educadores darão à Pedagogia? In: PIMENTA, S. G. (Coord.) Pedagogia, Ciência da Educação? 5.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
_______. Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.
Ministério da Saúde. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas. Brasília, DF. 2003.
PAIVA, F. S. et al. A percepção profissional e comunitária sobre a reinserção social dos usuários de drogas. Psicologia & Sociedade; v. 26, n.3, p. 696-706, 2014.
PINHO, P. H.; OLIVEIRA, M. A.; ALMEIDA, M. M. A reabilitação psicossocial na atenção aos transtornos associados ao consumo de álcool e outras drogas: uma estratégia possível? Revista de Psiquiatria Clínica, v. 25, n.1, p. 82-89, 2008.
SAMPIERI, R. H.; CALLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da Educação na Universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37. n. 130, p. 99-134, jan. /abr. 2007.
________. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
ZEMEL, M. L. S. O papel da família no tratamento da dependência. Revista IMESC, São Paulo, n.03, p. 43-63, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.