UM PAPEL PARA O PEDAGOGO NA REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE DROGAS NA CIDADE DE UBERABA (MG) – 1990 / 2013

Autores

  • Tadeu Luciano Pereira Universidade de Uberaba
  • Eloy Alves Filho Universidade de Uberaba
  • Osvaldo Freitas de Jesus Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1094

Resumo

A pesquisa apresentada tem como objeto de estudo a análise da importância do profissional pedagogo no processo de recuperação e reinserção social dos usuários de drogas na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais. Ela foi possível, graças ao Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. Utilizando-se de um levantamento documental, bibliográfico e de outros recursos de cunho normativo, foi focado o contexto de atuação do pedagogo, alargando-o ainda mais com as políticas públicas, com a reinserção social e com outras interfaces. O objetivo geral da pesquisa foi ressaltar o valor da função pedagógica na reinserção social dos usuários de drogas no munícipio, levando em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (CNE/CP nº 1/2006), também para as sinergias de efeito ativo e retrocessos, em que se inserem os espaços não escolares para o debate. Esses diversos aspectos emergiram de reformas efetuadas, visando os cuidados de seus destinatários, em outros níveis de observações, que a investigação, por associações imprevisíveis, terminou por produzir. Na análise final dos dados, verificaram-se inconsistências no papel desempenhado pelo pedagogo na tarefa de reinserção do usuário de drogas.  Por fim, as recomendações da Declaração de Caracas, as quais foram adotadas pela Organização Mundial de Saúde, assim como os conceitos produzidos pelo Terceiro Setor foram fundamentais para a análise das ações governamentais.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

PEREIRA, T. L.; FILHO, E. A.; JESUS, O. F. de. UM PAPEL PARA O PEDAGOGO NA REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE DROGAS NA CIDADE DE UBERABA (MG) – 1990 / 2013. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1094. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1094. Acesso em: 24 nov. 2024.

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