Johann Heinrich Pestalozzi, a trajetória e a fundamentação da Pedagogia Moral (1746/1827)

Autores

  • Anderson Claytom Ferreira Brettas Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1216

Resumo

Nascido em Zurique, na Suíça, em 1746, Johann Henrich Pestalozzi é, por excelência, um dos fundadores da educação contemporânea. Leitor de Jean Jacques Rousseau, influenciado pelo naturalismo e pelo romantismo, ativista sintonizado com as lutas políticas de seu tempo, Pestalozzi conjugou como poucos autores a prática pedagógica com a produção e sistematização teórica, com a atuação, tanto na fundação e direção de escolas, quanto na publicação de uma vasta literatura. Entre vários aspectos, ressaltou a questão social e a democratização da escola com a defesa do ensino público, ideias que influenciaram a organização educacional de vários sistemas nacionais de ensino. O presente artigo trata das passagens biográficas mais relevantes e os aspectos conceituais das contribuições de Pestalozzi no campo das reflexões pedagógicas. O presente artigo visa resgatar e apresentar, a partir de análises bibliográficas, a trajetória de J.H.Pestalozzi e os elementos teóricos e conceituais de suas obras que circunstanciam a construção de uma pedagogia com ênfase na formação moral.

Biografia do Autor

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia com pós-doutorado em História da América Latina na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidad del Magdalena, na Colômbia. Mestre em Educação, graduado em Ciências Sociais e em História, é professor efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

CHÂTEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.

CONDORCET, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, Marquis de. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: Editora da Unesp, 2008.

FICHTE, Johann G. Por uma universidade orgânica: plano dedutivo de uma instituição de ensino superior a ser edificada em Berlim, que esteja estreitamente associada a uma Academia de Ciências. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

INCONTRI, Dora. Pestalozzi: Educação e ética. São Paulo: Editora Scipione, 1997.

MANACORDA, Mário A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PESTALOZZI, Johann Heinrich. Mes recherches sur la marche de la nature dans l’évolution du genre humain. Lausanne: Editions Payot, 1994.

______. Cartas sobre educación infantil. Madrid: Editorial Tecnos, 1988.

______. El canto del cisne. Barcelona: Laertes, S.A. de Ediciones, 2003a.

______. Como Enseña Gertrudis a sus hijos. México, DF: Editorial Porrua, 2003b.

______. Cartas sobre la educación de los niños. México, DF: Editorial Porrua, 2003c.

______. Libros de educación elemental. Prólogos. México, DF: Editorial Porrua, 2003d

______. Leonard and Gertrude. Boston: J. S. Cushing& Co., 1891.

______. Lettre de Stans. Genève: Editions Zoé, 1996.

______. Sobre legislación e infanticidio (1780-1783). Barcelona: Herder, 2002.

______. La velada de un solitario y otros escritos. Barcelona: Herder, 2001.

ROUSSEAU Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

______. Do Contrato Social. São Paulo: Martin Claret, 2003.

______. Emílio ou Da Educação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Júlia ou A Nova Heloísa. Tradução: Fúlvia Moretto. Campinas: Hucitec, 1994.

SOËTARD, Michel. Pestalozzi. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

HISTORY of Switzerland. Disponível em: <http://history-switzerland.geschichte-schweiz.ch/>. Acesso em: 20 mar.2012.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Ferreira Brettas, A. C. (2018). Johann Heinrich Pestalozzi, a trajetória e a fundamentação da Pedagogia Moral (1746/1827). Revista Profissão Docente, 18(39), 415–431. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1216

Edição

Seção

Artigos