Johann Heinrich Pestalozzi, a trajetória e a fundamentação da Pedagogia Moral (1746/1827)

Authors

  • Anderson Claytom Ferreira Brettas Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1216

Abstract

Nascido em Zurique, na Suíça, em 1746, Johann Henrich Pestalozzi é, por excelência, um dos fundadores da educação contemporânea. Leitor de Jean Jacques Rousseau, influenciado pelo naturalismo e pelo romantismo, ativista sintonizado com as lutas políticas de seu tempo, Pestalozzi conjugou como poucos autores a prática pedagógica com a produção e sistematização teórica, com a atuação, tanto na fundação e direção de escolas, quanto na publicação de uma vasta literatura. Entre vários aspectos, ressaltou a questão social e a democratização da escola com a defesa do ensino público, ideias que influenciaram a organização educacional de vários sistemas nacionais de ensino. O presente artigo trata das passagens biográficas mais relevantes e os aspectos conceituais das contribuições de Pestalozzi no campo das reflexões pedagógicas. O presente artigo visa resgatar e apresentar, a partir de análises bibliográficas, a trajetória de J.H.Pestalozzi e os elementos teóricos e conceituais de suas obras que circunstanciam a construção de uma pedagogia com ênfase na formação moral.

Author Biography

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia com pós-doutorado em História da América Latina na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidad del Magdalena, na Colômbia. Mestre em Educação, graduado em Ciências Sociais e em História, é professor efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba.

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Published

2018-12-21

How to Cite

FERREIRA BRETTAS, A. C. Johann Heinrich Pestalozzi, a trajetória e a fundamentação da Pedagogia Moral (1746/1827). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 415–431, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i39.1216. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1216. Acesso em: 27 nov. 2024.