Johann Heinrich Pestalozzi, a trajetória e a fundamentação da Pedagogia Moral (1746/1827)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1216Abstract
Nascido em Zurique, na Suíça, em 1746, Johann Henrich Pestalozzi é, por excelência, um dos fundadores da educação contemporânea. Leitor de Jean Jacques Rousseau, influenciado pelo naturalismo e pelo romantismo, ativista sintonizado com as lutas políticas de seu tempo, Pestalozzi conjugou como poucos autores a prática pedagógica com a produção e sistematização teórica, com a atuação, tanto na fundação e direção de escolas, quanto na publicação de uma vasta literatura. Entre vários aspectos, ressaltou a questão social e a democratização da escola com a defesa do ensino público, ideias que influenciaram a organização educacional de vários sistemas nacionais de ensino. O presente artigo trata das passagens biográficas mais relevantes e os aspectos conceituais das contribuições de Pestalozzi no campo das reflexões pedagógicas. O presente artigo visa resgatar e apresentar, a partir de análises bibliográficas, a trajetória de J.H.Pestalozzi e os elementos teóricos e conceituais de suas obras que circunstanciam a construção de uma pedagogia com ênfase na formação moral.
Downloads
References
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
CHÂTEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
CONDORCET, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, Marquis de. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: Editora da Unesp, 2008.
FICHTE, Johann G. Por uma universidade orgânica: plano dedutivo de uma instituição de ensino superior a ser edificada em Berlim, que esteja estreitamente associada a uma Academia de Ciências. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
INCONTRI, Dora. Pestalozzi: Educação e ética. São Paulo: Editora Scipione, 1997.
MANACORDA, Mário A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PESTALOZZI, Johann Heinrich. Mes recherches sur la marche de la nature dans l’évolution du genre humain. Lausanne: Editions Payot, 1994.
______. Cartas sobre educación infantil. Madrid: Editorial Tecnos, 1988.
______. El canto del cisne. Barcelona: Laertes, S.A. de Ediciones, 2003a.
______. Como Enseña Gertrudis a sus hijos. México, DF: Editorial Porrua, 2003b.
______. Cartas sobre la educación de los niños. México, DF: Editorial Porrua, 2003c.
______. Libros de educación elemental. Prólogos. México, DF: Editorial Porrua, 2003d
______. Leonard and Gertrude. Boston: J. S. Cushing& Co., 1891.
______. Lettre de Stans. Genève: Editions Zoé, 1996.
______. Sobre legislación e infanticidio (1780-1783). Barcelona: Herder, 2002.
______. La velada de un solitario y otros escritos. Barcelona: Herder, 2001.
ROUSSEAU Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
______. Do Contrato Social. São Paulo: Martin Claret, 2003.
______. Emílio ou Da Educação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Júlia ou A Nova Heloísa. Tradução: Fúlvia Moretto. Campinas: Hucitec, 1994.
SOËTARD, Michel. Pestalozzi. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
HISTORY of Switzerland. Disponível em: <http://history-switzerland.geschichte-schweiz.ch/>. Acesso em: 20 mar.2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.