(In)coerências entre opções metodológicas e objetivos em pesquisas sobre professores(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1406

Resumo

Este artigo apresenta resultados da análise das dissertações que versam sobre professores(as), defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), no período de 2009-2010. Pautada no método materialismo histórico-dialético, esta pesquisa indagou: as pesquisas sobre professores(as) desenvolvidas no PPGECM/UFG, tem conseguido articular as opções metodológicas com a definição dos objetivos da investigação? Seu objetivo foi compreender como os autores articulam o método aos objetivos de pesquisa. Identificou-se esforços na produção de um conhecimento de qualidade social, porém, revelou-se a falta de clareza quanto a relação entre as opções metodológicas e a definição dos objetivos nas pesquisas. Mediante a tipificação realizada por Larocca, Rosso e Souza (2005), as dissertações apresentam um quantitativo maior de objetivos de natureza descritiva. Dado o exposto, reafirmamos a importância de investigações que analisem a produção acadêmica, sobretudo na Pós-Graduação, de forma a promover ganhos de natureza qualitativa em novas e oportunas pesquisas.

Biografia do Autor

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

Regina Alves Costa Fernandes, Faculdade Sul-Americana (FASAM)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialização em Administração Educacional. Licenciada em Matemática e Pedagogia. Atualmente é professora da Faculdade Sul-Americana e da Rede Pública Estadual de Goiás, integrando a equipe do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CEPFOR). Membro do Núcleo de Formação de Professores - NUFOP - da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - FE/UFG. 

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás

doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica, com especialização em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora Titular da Universidade Federal de Goiás leciona as disciplinas Estágio, Didática e Formação de professores na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. É Coordenadora da pesquisa O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do PPGECM/UFG 2009-2014. 

Referências

CARDOSO, Miriam Limoeiro. O mito do método. Boletim carioca de Geografia, Rio de Janeiro, ano 25, 1976.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A pesquisa qualitativa de abordagem histórico cultural: fundamentos e estratégias metodológicas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30, 2007, Caxambú, MG. Anais... Caxambu: ANPED, p. 1-16. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/minicursos/ementa%20do%20minicurso%20do%20gt20%20.pdf. Acesso em 03 abr. 2017.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2º ed. Chapecó: Argos, 2012.

GATTI, Bernadete A. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. Eccos, v. 1, n. 1, p. 63-79, 1999.

GRAMSCI, António. Concepção Dialética da História. 3º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. RBPG, v. 2, n. 2, p. 118-133, 2005.

LIMA, Telma Cristiane S. de; MIOTO, Regina Célia T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v.10. p. 37-45, 2007.

MAGALHÃES, Solange Martins O.; SOUZA, Ruth Catarina C. R. Veredas metodológicas da pesquisa em educação da região Centro-oeste/Brasil. Educação & Realidade, v. 37, n. 1, 2012a.

MAGALHÃES, Solange Martins O.; SOUZA, Ruth Catarina C. R. Relações entre opções metodológicas e definições de objetivos na produção acadêmica do Centro-oeste/Brasil. InterMeio: revista do Programa de Pós-graduação em Educação, Campo Grande, v. 18, n. 36, p. 15-32, 2012b.

MAGALHÃES, Solange Martins O.; SOUZA, Ruth Catarina C. R. Qualidade social e pesquisa: uma análise epistemológica e histórica da produção acadêmica sobre professores. Revista Profissão Docente. Uberaba, v. 15, n.33, p. 91-101, Ago. Dez. 2015.

MAGALHÃES, Solange Martins O.; SOUZA, Ruth Catarina C. R. Análise epistemológica do método. In: ______ (Orgs.) Epistemologia da práxis e epistemologia da prática: repercussões na produção de conhecimentos sobre professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 7.ed. São Paulo: Hucitec, 1989.

MOLON, Susana Inês. Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na Educação: teoria & prática, v.11, n.1, jan./jun. 2008.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 4º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PÁDUA, Elisabete Matallo. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 2004.

RINK, Juliana; MEGID NETO, Jorge. Tendências dos artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Educação em Revista, v. 25, n. 03, p. 235-263, 2009.

ROSA, Dalva Eterna Gonçalves; FONTES, Líviam Santana; OLIVEIRA NETO, José Firmino de. O conhecimento produzido sobre professores(as) e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG em 2009. In: SOUZA, Ruth Catarina C. R.; MAGALHÃES, Solange M. O.; QUEIROZ, Vaderleia Rosa de F.. (Orgs.). A pesquisa sobre professores(as) no Centro-Oeste: dimensões teóricas e metodológicas. Goiânia: Editora IFG, 2017, p. 123-142.

SEVERINO, Antônio. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

SILVA, Kátia Augusta Curado P. C. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Campinas: Mercado das Letras, 2019.

SOUZA, Ruth Catarina C. R. Novos paradigmas na educação. In: SOUZA, Ruth Catarina C. R.; MAGALHÃES, Solange Martins O. Poiésis e Práxis II: formação, profissionalização e práticas pedagógicas. 2º ed. Goiânia: Ed. América; Ifiteg, 2014.

SOUZA, Ruth Catarina C. R.; MAGALHÃES, Solange Martins O. Professores e professoras: formação: poiésis e práxis. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

SOUZA, Ruth Caterian C. R.; MAGALHÃES, Solange Martins O.; GUIMARÃES, Valter S. Método e metodologias na pesquisa sobre professores(as). In: SOUZA, Ruth Catarina C. R.; MAGALHÃES, Solange Martins O. (Orgs.). Pesquisas sobre professores(as): métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2014.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. O estado da arte da pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 11, nº 2, 273-297, 2012.

TELLO, César. Epistemologías de la política educativa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Oliveira Neto, J. F. de, Fernandes, R. A. C., & Rosa, D. E. G. (2021). (In)coerências entre opções metodológicas e objetivos em pesquisas sobre professores(as). Revista Profissão Docente, 21(46), 01–18. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1406

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)