(In)coerências entre opções metodológicas e objetivos em pesquisas sobre professores(as)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1406

Abstract

Este artigo apresenta resultados da análise das dissertações que versam sobre professores(as), defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), no período de 2009-2010. Pautada no método materialismo histórico-dialético, esta pesquisa indagou: as pesquisas sobre professores(as) desenvolvidas no PPGECM/UFG, tem conseguido articular as opções metodológicas com a definição dos objetivos da investigação? Seu objetivo foi compreender como os autores articulam o método aos objetivos de pesquisa. Identificou-se esforços na produção de um conhecimento de qualidade social, porém, revelou-se a falta de clareza quanto a relação entre as opções metodológicas e a definição dos objetivos nas pesquisas. Mediante a tipificação realizada por Larocca, Rosso e Souza (2005), as dissertações apresentam um quantitativo maior de objetivos de natureza descritiva. Dado o exposto, reafirmamos a importância de investigações que analisem a produção acadêmica, sobretudo na Pós-Graduação, de forma a promover ganhos de natureza qualitativa em novas e oportunas pesquisas.

Author Biographies

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

Regina Alves Costa Fernandes, Faculdade Sul-Americana (FASAM)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialização em Administração Educacional. Licenciada em Matemática e Pedagogia. Atualmente é professora da Faculdade Sul-Americana e da Rede Pública Estadual de Goiás, integrando a equipe do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CEPFOR). Membro do Núcleo de Formação de Professores - NUFOP - da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - FE/UFG. 

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás

doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica, com especialização em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora Titular da Universidade Federal de Goiás leciona as disciplinas Estágio, Didática e Formação de professores na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. É Coordenadora da pesquisa O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do PPGECM/UFG 2009-2014. 

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Published

2024-07-05

How to Cite

OLIVEIRA NETO, J. F. de; FERNANDES, R. A. C.; ROSA, D. E. G. (In)coerências entre opções metodológicas e objetivos em pesquisas sobre professores(as). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–18, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1406. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1406. Acesso em: 4 dec. 2024.

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