Planejamento da Alternância na formação de professores de Ciências na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1418Abstract
O presente trabalho objetiva compreender o papel do planejamento pedagógico na formação de professores de ciências no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG/Regional Goiás. Fundamentamos as reflexões no campo teórico da Educação do Campo e da formação de professores de Ciências, por meio de abordagem qualitativa e de procedimentos metodológicos da pesquisa participante, realizando a coleta de dados através da participação em reuniões de colegiado e planejamento do curso. A análise nos permitiu inferir que o planejamento é um elemento da prática pedagógica dos professores formadores e que o compromisso com o trabalho coletivo se apresenta de duas formas distintas: ora o trabalho coletivo aparece como elemento facilitador da Alternância, ora a ausência dos formadores restringe o comprometimento com uma formação integrada entre os tempos e os espaços educativos. Fator esse que não coaduna com o movimento de Educação do Campo pautado na coletividade e na formação integral do campesinato.
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