Planejamento da Alternância na formação de professores de Ciências na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1418Resumo
O presente trabalho objetiva compreender o papel do planejamento pedagógico na formação de professores de ciências no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG/Regional Goiás. Fundamentamos as reflexões no campo teórico da Educação do Campo e da formação de professores de Ciências, por meio de abordagem qualitativa e de procedimentos metodológicos da pesquisa participante, realizando a coleta de dados através da participação em reuniões de colegiado e planejamento do curso. A análise nos permitiu inferir que o planejamento é um elemento da prática pedagógica dos professores formadores e que o compromisso com o trabalho coletivo se apresenta de duas formas distintas: ora o trabalho coletivo aparece como elemento facilitador da Alternância, ora a ausência dos formadores restringe o comprometimento com uma formação integrada entre os tempos e os espaços educativos. Fator esse que não coaduna com o movimento de Educação do Campo pautado na coletividade e na formação integral do campesinato.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4 ed. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.
BITTENCOURT, Márcia; MOLINA, Mônica Castagna. Licenciatura em Educação do Campo da UnB: dos riscos às potencialidades na implementação. In: MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej. Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: LANTEC/CED/UFSC, 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Participar-pesquisar. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (Org.). Repensando a pesquisa participante. 3 ed. 3 reimp., São Paulo: Brasiliense, 1999.
BRASIL. MEC/CNE/CEB. Proposta de regulamentação da Pedagogia da Alternância. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/audiencias-e-consultas-publicas. Acesso em: 10 jun. 2020. Documento no prelo.
CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CARDOSO, Elisandra Carneiro de Freitas. A formação de professores de Ciências na Licenciatura em Educação do Campo: tecendo tramas na Alternância. 2020, 229 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
CASTRO, Alessandra Gomes. Do rural ao campo: formação de professores para qual educação? 2020. 266f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 68 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MALGLAIVE, Gérard. La formartion alterneé des formateurs. Revue française de pédagogie. Paris, v. 30, p. 35-48, 1975.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22ªed., Petrópolis: Vozes, 1994.
MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do Campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 02, 2014.
MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo: novas práticas construindo Novos Territórios. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS, Aracy Alves. Territórios educativos na Educação do Campo: escola, comunidade e movimentos sociais. 2 ed., Belo Horizonte: Gutenberg, 2012.
MOLINA, Mônica Castagna; ROCHA, Eliene Novaes; SANTOS, Clarice Aparecida. Riscos, potencialidades e desafios na consolidação da política de educação superior para os povos do campo na Universidade de Brasília (UnB). In: MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej. Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: LANTEC/CED/UFSC, 2019.
PUIG-CALVÓ, Pedro; GIMONET, Jean-Claude. Aprendizagens e relações humanas na Formação por Alternância. In: BEGNAMI, João Batista; BURGHGRAVE, Thierry (Orgs.). Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona: UNEFAB, 2013.
QUEIROZ, João Batista. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional. 2004. 211f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. A busca do tema gerador na práxis da Educação Popular. 21 ed., Curitiba: Gráfica Popular, 2007.
SILVA, Lourdes Helena. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba: CRV, 2012.
______. A pedagogia da alternância na educação do campo: velhas questões, novas perspectivas de estudo. Eccos Revista Científica. São Paulo, n. 36, p. 143-158, jan./abr. 2015.
SOBREIRA, Milene Francisca Coelho; SILVA, Lourdes Helena. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos/SP, v. 08, n. 02, p. 212-227, 2014.
UFG. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC 1122. Regulamento Geral dos Cursos de Graduação. Goiânia, Gráfica UFG, 2012.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.