A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PÓS-GRADUAÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE EDUCAÇÃO (2003-2007): ALGUNS ELEMENTOS REVELADOS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.182Abstract
Neste artigo é trazida uma caracterização de 130 dissertações e teses que têm como objeto de investigação a formação de professores em Educação Ambiental (EA). Estas pesquisas foram produzidas nas pós-graduações stricto sensu das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática, no período de 2003 a 2007. A análise enfatiza o perfil dos docentes participantes das pesquisas, o nível de ensino abrangido, a área disciplinar e o espaço-tempo de formação de professores. A análise indica que a EA vem fazendo parte da preocupação das investigações sobre formação de professores, nos mais diversos níveis de formação. Contudo, é preciso que se ampliem as áreas disciplinares abrangidas, visto que há predominância hegemônica sobre a formação de professores de ciências naturais. Isto sugere que na formação e na prática dos professores falta uma abordagem interdisciplinar e transdiciplinar, já que a predominância de algumas disciplinas indica uma abordagem reducionista da temática ambiental nas escolas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-30
How to Cite
SOUZA, Danielle Cristina de; SALVI, Rosana Figueiredo. A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PÓS-GRADUAÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE EDUCAÇÃO (2003-2007): ALGUNS ELEMENTOS REVELADOS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 34–46, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i22.182. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/182. Acesso em: 5 jun. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.