A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PÓS-GRADUAÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE EDUCAÇÃO (2003-2007): ALGUNS ELEMENTOS REVELADOS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.182Resumen
Neste artigo é trazida uma caracterização de 130 dissertações e teses que têm como objeto de investigação a formação de professores em Educação Ambiental (EA). Estas pesquisas foram produzidas nas pós-graduações stricto sensu das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática, no período de 2003 a 2007. A análise enfatiza o perfil dos docentes participantes das pesquisas, o nível de ensino abrangido, a área disciplinar e o espaço-tempo de formação de professores. A análise indica que a EA vem fazendo parte da preocupação das investigações sobre formação de professores, nos mais diversos níveis de formação. Contudo, é preciso que se ampliem as áreas disciplinares abrangidas, visto que há predominância hegemônica sobre a formação de professores de ciências naturais. Isto sugere que na formação e na prática dos professores falta uma abordagem interdisciplinar e transdiciplinar, já que a predominância de algumas disciplinas indica uma abordagem reducionista da temática ambiental nas escolas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-30
Cómo citar
SOUZA, Danielle Cristina de; SALVI, Rosana Figueiredo. A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PÓS-GRADUAÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE EDUCAÇÃO (2003-2007): ALGUNS ELEMENTOS REVELADOS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 34–46, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i22.182. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/182. Acesso em: 5 jun. 2025.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.