DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA UM NOVO OLHAR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v2i4.45Abstract
No presente trabalho faz se uma análise bibliográfica da Didática focalizada no contexto da Educação Física. Parte da compreensão da etimologia da palavra o do seu significado mais amplo na da educação e da Educação Física. O estudo nasceu das necessidades de conhecimentos sobre a questão dentro das aulas de Didática da Educação Física e Esportes. Percebeu-se que no Brasil poucos estudiosos da área estudam com profundidade o tema. Além disso, pelo constante desenvolvimento da área de Educação Física, sobretudo para fora dos muros da escola, essa preocupação em dominar tal conteúdo ficou relegado ao básico. Percebe-se também que mesmo quando o espaço de atuação era restrito mais à escola, o entendimento de didática era restrito somente aos pedagogos, o profissional da área restringia-se nas atividades práticas deixando de lado uma fundamentação teórica para essa prática. Didática da Educação Física antes de tudo é analisar profundamente os fundamentos teóricos da Educação Física, o contexto em que essa está e os aprendizes que estão envolvidos, após partir para o planejamento de ensino preenchendo todos os elementos que a compõem. Crê-se que o resultado teórico desse estudo será fundamental para uma melhor compreensão sobre o processo de ensino em Educação Física, independentemente do espaço em que esta estiver acontecendo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
CAMPOS, Luiz Antônio Silva. DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA UM NOVO OLHAR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 2, n. 4, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v2i4.45. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/45. Acesso em: 7 jun. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.