GRAMSCI E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v2i5.51Abstract
O texto traz resultados parciais de uma pesquisa sobre Gramsci e educação. Discute o pensamento educativo de Gramsci e sua relação com o trabalho, que significa para ele abase e o princípio do homem. Fundador do Partido Comunista Italiano, Gramsci estabeleceu uma unidade entre teoria e prática do marxismo, exercendo profunda influência sobre este. Antifascista, foi preso e condenado a mais de vinte anos de prisão, onde teve sua produção intelectual intensificada, consubstanciada em 32 cadernos. O interesse pedagógico de Gramsci foi decorrente de sua preocupação com a educação de sua família. Analisando as conseqüências do marxismo no mundo moderno, afirma que este contém as bases para uma concepção global do mundo, além de revigorar e reformara sociedade, que torna-se agente de sua própria transformação, impondo sua hegemonia, conceito fundamental em seu pensamento. Essa contra-hegemonia é feita através da mediação dos intelectuais revolucionários com as massas. Oriundos das classes subalternas, seriam esses os responsáveis pela formação de um novo bloco histórico esocial. A escola para ele, que possui um caráter amplo, seria a principal agência de formação de intelectuais. Sua proposta de escola unitária está centrada na idéia de liberdade concreta, universal e historicamente obtida. As categorias de Gramsci, como visão de mundo, de homem, hegemonia, consciência e ideologia, são explicitadas e, por último, faz-se uma reflexão sobre o sistema escolar brasileiro à luz de seu pensamento, apontando a necessidade de novas políticas e reformas pautadas nessa proposta, destacando-se a formação de professores.Downloads
How to Cite
RODRÍGUEZ, M. V.; SILVA, C. B. P.; SALGADO, E.; NEVES, M. H. S. R. GRAMSCI E EDUCAÇÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 2, n. 5, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v2i5.51. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/51. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.