O TRABALHO DOCENTE COMO ESTÉTICA TRÁGICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.555Abstract
O texto se propõe a interpretar o trabalho docente na perspectiva trágica nietzschiana. O “ser” professor é caracterizado como o devir trágico onde se manifestam os impulsos dionisíacos e apolíneos como forma de expressão da vontade de potência. Essa perspectiva se opõe ao pessimismo e ao niilismo que podem ser identificados no comportamento de alguns professores em muitas instituições educativas. A experiência estética trágica e a metamorfose do espírito são apontadas como um caminho capaz de qualificar e ampliar o potencial de vida e de trabalho mesmo diante das condições adversas em que se encontram os educadores.Palavras-chave: trabalho docente, filosofia da educação, vontade de poder, devir trágico.Downloads
Published
2012-12-28
How to Cite
BETLINSKI, C. O TRABALHO DOCENTE COMO ESTÉTICA TRÁGICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 6–27, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v12i25.555. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/555. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.