ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: QUEM SÃO OS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.910Abstract
Este estudo objetivou conhecer e analisar quem são os professores-colaboradores (PC) do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Justificamos a realização desse estudo pela importância de destacar quem são os PC da educação básica no ECS em Educação Física, em especial no CEFD/UFSM. Caracterizamos a metodologia como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. As informações foram obtidas por um questionário e as interpretações das respostas realizadas pela análise de conteúdo. Participaram 22 professores da educação básica que se prontificaram a ser PC. Concluímos que os elementos emergidos permitem inferir que as características pessoais e profissionais dos PC podem e, com certeza, irão influenciar na forma de relacionamento com o seu estagiário e consequentemente nas práticas exercidas. Essa conclusão aponta a necessidade de discussões sobre quem são os PC nos ECS.
Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Estágio Curricular Supervisionado. Professor-colaborador.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BENITES, L.C. O professor-colaborador no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: perfil, papel e potencialidades, 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2012.
BENITES, L.C.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. de. A Prática de Ensino como potencialidade de reflexão: concepções dos professores-colaboradores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (ENDIPE), XVI, Campinas, 2012. Anais, Campinas: UNICAMP, 2012. p.1-12. (Livro 2 – Junqueira & Marin Editores).
BENITES, L.C.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. de. Estágio Curricular Supervisionado: a formação do professor-colaborador. Revista Olh@res, Guarulhos, v.1, n.1, p.116-140, mai., 2013.
BENITES, L.C.; SOUZA NETO, S. de; BORGES, C.; CYRINO, M. Qual o papel do professor-colaborador no contexto do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Física? Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.20, n.4, p.13-25, 2012.
BERNARDI, A.P.; CRISTINO, A.P. da R.; IVO, A.A.; ILHA, F.R. da S.; KRUG, H.N. Formação inicial: a disciplina de Prática de Ensino como meio de experimentar a Educação Física Escolar. In: KRUG, H.N.; KRÜGER, L.G.; CRISTINO, A.P. da R. (Orgs.). Os professores de Educação Física em formação. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008. p.14-31.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4. ed. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 09 mai. 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 01, 18 de fevereiro, 2002a.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02, 19 de fevereiro, 2002b.
CANFIELD, M. de S. Planejamento das aulas de Educação Física: é necessário? In: CANFIElD, M. de S. (Org). Isto é Educação Física! Santa Maria: JtC Editor, 1996. p.21-32.
CAUDURO, M.T. Pesquisa: a construção de um conhecimento. In: CAUDURO, M.T. (Org.). Investigação em Educação Física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. p.19-28.
CEFD. Projeto político-pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2005. Disponível em: http://www.ufsm.br/cefd/. Acesso em: 09 mai. 2014.
CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
DARIDO, S.C.; RANGEL, I. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
FLORES, P.P. et al. O percurso profissional de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria, RS. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.15, n.147, p.1-28, ago., 2010. Disponível em: http//www.efdeportes.com/efd147/o-percurso-profissional-de-professores-de-educaca… . Acesso em: 24 set. 2014.
FREIRE, J.B. Educação Física de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2005.
GARCÍA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARRIDO, E. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, A.D. de; CARVALHO, A.M.P. de (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001. p.125-141.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992.
IVO, A.A.; KRUG, H.N. O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do futuro professor de Educação Física. Revista Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.13, n.127, p.1-18, dic., 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd127/a-formacao-do-futuro-professor-de-educacao-fisica.htm . Acesso em: 16 abr. 2014.
KISRT, L.B. Limites e possibilidades para a implementação de uma proposta de tutoria no desenvolvimento de Estágio Curricular em cursos de Licenciatura, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
KRUG, H.N. Os percursos e/ou ciclos de desenvolvimento profissional do docente: uma revisão de cinco classificações diferentes. In: HENTES, A. et al. (Orgs.). Construindo práticas educativas interdisciplinares – v.2. Cruz Alta: UNICRUZ, 2005. p.82.
KRUG, H.N. As relações interpessoais estabelecidas na escola durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.15, n.148, p.1-7, septiembre, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd148/relacoes-interpessoais-estagio-curricular-supervisio. . Acesso em: 25 abr. 2014.
LOPES, A. de P.C. Beneméritas da instrução: a feminização do magistério primário piauiense, 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996.
LUIZARI, D.C.M. Estudo dos ciclos de vida e de carreira, inclinação profissional e crenças pessoais, 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) – Universidade de Taubaté, São Paulo, 2006.
MACIEL, E.M. O Estágio Supervisionado como espaço de construção do saber ensinar, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Terezina, 2012.
MARQUES, M.N.; ILHA, F.R.S.; KRUG, H.N. O acadêmico da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM em situação de estágio e sua integração com o ambiente escolar. Boletim Brasileiro de Educação Física, Brasília, n. 73, p.1-10, fev./mar., 2009.
MARQUES, M.O. A formação do profissional da Educação Física. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1992.
MARTINS, G.A. de. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
MATOS, Z. Avaliação da formação dos professores. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, Coimbra, n.10/11, p.53-78, 1994.
NOGUEIRA, E. Atualização dos professores de Educação Física. In: VOTRE, S. (Org.). Ensino e avaliação em Educação Física. São Paulo: IBRASA, 1993.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p.29-41.
PERES, G. As implicações da Educação Física no âmbito escolar. Revista Online Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas, v.2, n.2, p.231-243, 2001. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/etd/viewarticle.php?id=351&layout=abstract.pdf . Acesso em: 20 mai. 2014.
PICCOLI, J.C.J. A Educação Física no Rio Grande do Sul: uma análise em dois momentos. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.12, n.110, jul. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd110/a-educacao-fisica-escolar-no-rio-grande-do-sul.htm . Acesso em: 29 abr. 2014.
PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
POSSEBON, M. O estudo de caso na investigação em Educação Física na perspectiva qualitativa. In: CAUDURO, M.T. (Org.). Investigação em Educação Física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. p.51-66.
SILVA, M. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29,mai-ago, p. 152-163, 2005.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.