ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: QUEM SÃO OS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Autores

  • Ana Paula Facco Mazzocato Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.910

Resumo

Este estudo objetivou conhecer e analisar quem são os professores-colaboradores (PC) do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Justificamos a realização desse estudo pela importância de destacar quem são os PC da educação básica no ECS em Educação Física, em especial no CEFD/UFSM. Caracterizamos a metodologia como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. As informações foram obtidas por um questionário e as interpretações das respostas realizadas pela análise de conteúdo. Participaram 22 professores da educação básica que se prontificaram a ser PC. Concluímos que os elementos emergidos permitem inferir que as características pessoais e profissionais dos PC podem e, com certeza, irão influenciar na forma de relacionamento com o seu estagiário e consequentemente nas práticas exercidas. Essa conclusão aponta a necessidade de discussões sobre quem são os PC nos ECS.Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Estágio Curricular Supervisionado. Professor-colaborador.

Biografia do Autor

Ana Paula Facco Mazzocato, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação (UFSM).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENITES, L.C. O professor-colaborador no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: perfil, papel e potencialidades, 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2012.

BENITES, L.C.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. de. A Prática de Ensino como potencialidade de reflexão: concepções dos professores-colaboradores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (ENDIPE), XVI, Campinas, 2012. Anais, Campinas: UNICAMP, 2012. p.1-12. (Livro 2 – Junqueira & Marin Editores).

BENITES, L.C.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. de. Estágio Curricular Supervisionado: a formação do professor-colaborador. Revista Olh@res, Guarulhos, v.1, n.1, p.116-140, mai., 2013.

BENITES, L.C.; SOUZA NETO, S. de; BORGES, C.; CYRINO, M. Qual o papel do professor-colaborador no contexto do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Física? Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.20, n.4, p.13-25, 2012.

BERNARDI, A.P.; CRISTINO, A.P. da R.; IVO, A.A.; ILHA, F.R. da S.; KRUG, H.N. Formação inicial: a disciplina de Prática de Ensino como meio de experimentar a Educação Física Escolar. In: KRUG, H.N.; KRÜGER, L.G.; CRISTINO, A.P. da R. (Orgs.). Os professores de Educação Física em formação. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008. p.14-31.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4. ed. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 09 mai. 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 01, 18 de fevereiro, 2002a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02, 19 de fevereiro, 2002b.

CANFIELD, M. de S. Planejamento das aulas de Educação Física: é necessário? In: CANFIElD, M. de S. (Org). Isto é Educação Física! Santa Maria: JtC Editor, 1996. p.21-32.

CAUDURO, M.T. Pesquisa: a construção de um conhecimento. In: CAUDURO, M.T. (Org.). Investigação em Educação Física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. p.19-28.

CEFD. Projeto político-pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2005. Disponível em: http://www.ufsm.br/cefd/. Acesso em: 09 mai. 2014.

CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

DARIDO, S.C.; RANGEL, I. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

FLORES, P.P. et al. O percurso profissional de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria, RS. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.15, n.147, p.1-28, ago., 2010. Disponível em: http//www.efdeportes.com/efd147/o-percurso-profissional-de-professores-de-educaca… . Acesso em: 24 set. 2014.

FREIRE, J.B. Educação Física de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2005.

GARCÍA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GARRIDO, E. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, A.D. de; CARVALHO, A.M.P. de (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001. p.125-141.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992.

IVO, A.A.; KRUG, H.N. O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do futuro professor de Educação Física. Revista Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.13, n.127, p.1-18, dic., 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd127/a-formacao-do-futuro-professor-de-educacao-fisica.htm . Acesso em: 16 abr. 2014.

KISRT, L.B. Limites e possibilidades para a implementação de uma proposta de tutoria no desenvolvimento de Estágio Curricular em cursos de Licenciatura, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

KRUG, H.N. Os percursos e/ou ciclos de desenvolvimento profissional do docente: uma revisão de cinco classificações diferentes. In: HENTES, A. et al. (Orgs.). Construindo práticas educativas interdisciplinares – v.2. Cruz Alta: UNICRUZ, 2005. p.82.

KRUG, H.N. As relações interpessoais estabelecidas na escola durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.15, n.148, p.1-7, septiembre, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd148/relacoes-interpessoais-estagio-curricular-supervisio. . Acesso em: 25 abr. 2014.

LOPES, A. de P.C. Beneméritas da instrução: a feminização do magistério primário piauiense, 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996.

LUIZARI, D.C.M. Estudo dos ciclos de vida e de carreira, inclinação profissional e crenças pessoais, 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) – Universidade de Taubaté, São Paulo, 2006.

MACIEL, E.M. O Estágio Supervisionado como espaço de construção do saber ensinar, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Terezina, 2012.

MARQUES, M.N.; ILHA, F.R.S.; KRUG, H.N. O acadêmico da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM em situação de estágio e sua integração com o ambiente escolar. Boletim Brasileiro de Educação Física, Brasília, n. 73, p.1-10, fev./mar., 2009.

MARQUES, M.O. A formação do profissional da Educação Física. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1992.

MARTINS, G.A. de. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MATOS, Z. Avaliação da formação dos professores. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, Coimbra, n.10/11, p.53-78, 1994.

NOGUEIRA, E. Atualização dos professores de Educação Física. In: VOTRE, S. (Org.). Ensino e avaliação em Educação Física. São Paulo: IBRASA, 1993.

NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p.29-41.

PERES, G. As implicações da Educação Física no âmbito escolar. Revista Online Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas, v.2, n.2, p.231-243, 2001. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/etd/viewarticle.php?id=351&layout=abstract.pdf . Acesso em: 20 mai. 2014.

PICCOLI, J.C.J. A Educação Física no Rio Grande do Sul: uma análise em dois momentos. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.12, n.110, jul. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd110/a-educacao-fisica-escolar-no-rio-grande-do-sul.htm . Acesso em: 29 abr. 2014.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

POSSEBON, M. O estudo de caso na investigação em Educação Física na perspectiva qualitativa. In: CAUDURO, M.T. (Org.). Investigação em Educação Física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. p.51-66.

SILVA, M. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29,mai-ago, p. 152-163, 2005.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

MAZZOCATO, A. P. F.; KRUG, H. N. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: QUEM SÃO OS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.910. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/910. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)