Os movimentos construtivos da identidade profissional de acadêmicos de licenciatura em Educação Física

Autores

  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1173

Resumo

Objetivou-se analisar os movimentos construtivos da identidade profissional dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Físicado CEFD/UFSM. Entende-se que os "movimentos construtivos" compõem as ações que envolvem as relações pessoais/profissionais desenvolvidas pelos graduandos na busca de conhecimentos/saberes na formação da identidade profissional. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizou-se entrevistas com quatro acadêmicos do oitavo semestre. Concluiu-se que o curso, através do currículo formal e atividades extracurriculares como grupos de pesquisa e projetos de extensão proporcionou meios teórico-práticos que viabilizaram a compreensão dos acadêmicos sobre o que é "ser professor" e seu papel no ensino, colaborando para a formação de um profissional que estabeleceu relações próximas com a escola, sendo capaz de intervir em diversos contextos escolares.

Biografia do Autor

Clairton Balbueno Contreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em Educação Física (UFSM), Especialista em Educação Física Escolar (UFSM) e Mestre em Educação (UFSM). Professor de Educação Física da Rede de Ensino Municipal de Caxias do Sul (RS).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM) e em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE)e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ), Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC) e Doutor em Ciências Médicas (UFSC). Professor do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Contreira, C. B., Krug, H. N., & Krug, R. de R. (2018). Os movimentos construtivos da identidade profissional de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. Revista Profissão Docente, 18(39), 255–280. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1173

Edição

Seção

Artigos