O DIREITO À EDUCAÇÃO E A INVERSÃO DE SENTIDO DA POLÍTICA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.197Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a educação enquanto direito garantido aos cidadãos pela Constituição de 1988. Para tanto, recupera, a partir da análise de documentos históricos a maneira como o direito proclamado no discurso dominante foi consagrado na ordenação legal. Essa retrospectiva visa fomentar e embasar a discussão sobre as relações entre Estado e educação tendo como eixo as políticas para educação e seu financiamento. As considerações finais apontam para a centralidade do papel a da educação para solucionar seus problemas sociais e econômicos.Downloads
Como Citar
SAVIANI, Dermeval. O DIREITO À EDUCAÇÃO E A INVERSÃO DE SENTIDO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 45–58, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v11i23.197. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/197. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.