CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v5i12.91Resumen
Este artigo contem comentários sobre alguns conteúdos do texto "As Políticas de Formação de Professores no Contexto da Reforma Universitária", apresentado pelo professor José Carlos Libâneo, no VII EPECO Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste do Brasil o qual está sendo, também, publicado neste número 12 da Revista Profissão Docente on-line. Após comentários gerais do texto mencionado se apresentam três experiências relacionadas com formação de professores, especialmente da formação política, visando a construção de sua identidade e o desenvolvimento profissional. A primeira uma pesquisa sobre o estágio supervisionado nas licenciaturas da Universidade de Uberaba. Outra experiência é o processo pesquisa-formação mediante o projeto de Formação Continuada de Professores em Serviço na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira de Uberaba. A terceira experiência se refere à formação docente no Movimento Pedagógico da Federação Colombiana de Educadores – FECODE - da Colômbia. Nas três experiências se observa o papel da universidade no relacionado com a formação política dos professores, o desenvolvimento de metodologias de pesquisa-formação tanto antes de obter o título de licenciados como na formação continuada.
Palavras-Chave: formação professores; políticas; universidade.
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