PROFESSOR POR ACASO? A docência nos Institutos Federais

Autores

  • Rosilene de Souza Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO - IF SERTÃO-PE
  • Márcea Andrade Sales Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ana Lúcia Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1115

Resumo

A formação docente é um dos objetos de pesquisa que vem mobilizando pesquisas em Educação, sendo ampliada e aprofundada desde a edição da LDB 9394/96. Na modalidade educativa da Educação Profissional, esta discussão ainda é embrionária, frente às demandas educativas dos Institutos Federais distribuídos por todo País. Assim, nesse artigo, fruto do resultado de pesquisa realizada em Programa stricto sensu, problematiza-se a formação docente no exercício da profissão, na Educação Profissional - formação de professores não licenciados que assumem atividades de ensino nessas Instituições de Educação. Discutimos, então, a docência, tendo como sujeitos professores não licenciados que aí atuam, apontando lacunas ainda enfrentadas pelos professores de modo a contribuir para uma política institucional, voltada á formação em exercício, desses profissionais.

Biografia do Autor

Rosilene de Souza Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO - IF SERTÃO-PE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2001), Especialização em Psicopedagogia Clínica ( 2004) e Especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, pela Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF. É mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, Campus IV, Jacobina-BA, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi professora da Educação Básica no Município de Campo Formoso-BA no período entre 1998 a 2013. É Técnica em Assuntos Educacionais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE), Campus Petrolina Zona Rural, atuando na assessoria pedagógica dos cursos técnicos e superiores. Coordenou o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Agropecuária. Atuou como Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino e Aprendizagem e Assessora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino do IF SERTÃO-PE. Realiza pesquisas na área de formação docente em exercício, educação profissional e tecnológica, práticas de ensino e docência na educação profissional e tecnológica.

Márcea Andrade Sales, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação. Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Professora Pesquisadora dos Mestrados Profissionais em Educação GESTEC e MPED UNEB. masales@uneb.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/3084896451938008

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação. Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade. (PPED UNEB/ Jacobina). E-mail: analucias12@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/2930871385446150

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Oliveira, R. de S., Sales, M. A., & da Silva, A. L. G. (2017). PROFESSOR POR ACASO? A docência nos Institutos Federais. Revista Profissão Docente, 17(37). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1115

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