O tratamento de água em propriedades rurais através do sistema de osmose reversa

Autores

  • Cristiano Dorça Ferreira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Humberto Ritt Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Luis César de Oliveira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v1i2.1856

Palavras-chave:

água, qualidade da água, osmose reversa, tratamento de água, sustentabilidade, saúde pública

Biografia do Autor

Cristiano Dorça Ferreira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil, mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente da Universidade de Uberaba e Engenheiro Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atuando principalmente em rede de abastecimento de água.

Humberto Ritt, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (1986) e mestrado em Engenharia Civil pela COPPE UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Trabalhou como engenheiro de projeto das Usinas Nucleares de Angra I e II, no Rio de Janeiro. Professor universitário na Universidade de Uberaba (UNIUBE), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Atualmente é professor em vários cursos da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Além da experiência acadêmica, tem atuação profissional na área de Engenharia Civil, com ênfase em consultoria e desenvolvimento de projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas estruturais, construção civil e mecânica dos materiais. Exerce cargo de Engenheiro (servidor público) na Prefeitura Municipal de Uberaba - Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Luis César de Oliveira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade de Uberaba Uniube em 1990. Possui pós-graduação em Metodologia do Ensino da Matemática pelas Faculdades Claretianas. É mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia UFU, com área de concentração em Engenharia Urbana e linha de pesquisa em Planejamento e Operação de Transportes. Atua no magistério superior há mais de 35 anos e na gestão acadêmica há mais de 14 anos. Foi membro executor do Projeto de Engenharia no Ensino Médio, realizado em Uberaba com apoio financeiro da FINEP, no período de 2007 a 2009. Desde 2011, exerce a função de gestor de Engenharia na Universidade de Uberaba, liderando atividades de planejamento, supervisão pedagógica, coordenação docente e desenvolvimento institucional. No âmbito do Sistema Confea/Crea, atuou como conselheiro suplente da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do CREA-MG no triênio 20122014. Posteriormente, exerceu a função de conselheiro titular da mesma câmara nos períodos de 20182020 e 20202023. Foi coordenador da Comissão Especial de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do CREA-MG nos mandatos de 2020 e 2023. Atualmente, é o coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino Regional (CIER) do CREA-MG, cargo para o qual foi eleito em 2024 e reeleito para o mandato de 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

Ferreira, C. D., Ritt, H., & Oliveira, L. C. de. (2025). O tratamento de água em propriedades rurais através do sistema de osmose reversa. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 1(2). https://doi.org/10.31496/retii.v1i2.1856

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.