DESDOBRAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DA INTERDISCIPLINARIDADE ENQUANTO PRINCÍPIO ARTICULADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM.

Autores

  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Ana Keila Enes Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Analza Pinto Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1120

Resumo

A questão da interdisciplinaridade está presente no meio acadêmico, enquanto questão teórica relacionada ao conhecimento humano e suas implicações no processo do ensino e da aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo geral empreender uma (re)discussão do conceito de interdisciplinaridade enquanto princípio articulador do processo de ensino e de aprendizagem no cotidiano educacional. Foi desenvolvido com o intuito de responder à questão: quais os fundamentos epistemológicos e pedagógicos da interdisciplinaridade enquanto princípio articular do ensino e da aprendizagem? Por meio da abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com o intuito de levantamento das principais questões teóricas da interdisciplinaridade. Logo, a interdisciplinaridade deve ser considerada, tendo em vista o desenvolvimento de um ensino eficaz, eficiente, assumida como finalidade a aprendizagem significativa, diante do acúmulo crescente de informações.

Biografia do Autor

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - IFTM Campus Uberaba

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

GONÇALVES DE LIMA, G.; ENES ANDRADE, A. K.; PINTO OLIVEIRA, A. DESDOBRAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DA INTERDISCIPLINARIDADE ENQUANTO PRINCÍPIO ARTICULADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 35, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i35.1120. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1120. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos