O desenvolvimento das práticas pedagógicas integradoras para atender os pressupostos de uma formação integral
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1667Palavras-chave:
formação integral, práticas pedagógicas integradoras, Ensino Médio Integrado, currículo integradoResumo
As práticas pedagógicas integradoras têm evidenciado relevância entre as práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), haja visto que sua associação com a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI) vem proporcionando, de certo modo, a integração curricular. Nessa direção, o esperado por essa integração é que ela seja mais que uma ação interdisciplinar, contudo, destacadamente, uma prática voltada para a formação integral. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo verificar de que forma as práticas pedagógicas integradoras precisam ser desenvolvidas para atender os pressupostos de uma formação integral. Como objetivos específicos: apresentar concepções sobre as práticas pedagógicas integradoras; destacar a importância do currículo integrado, expor os princípios e objetivos do ensino médio integrado. Os procedimentos metodológicos basearam-se na revisão de literatura. O resultado aponta que o desenvolvimento das práticas pedagógicas integradoras para atender os pressupostos de uma formação integral precisa ser praticado em sentido oposto às tradicionais práticas fragmentadas que também contribuem para a formação de um indivíduo fragmentado, alheio à sua realidade. Há também a necessidade do entendimento dos sentidos da integração, por parte dos professores. Conclui-se que existem muitos desafios para a consolidação da integração, entretanto, as práticas pedagógicas integradoras se manifestam como estratégias promissoras para proporcionar a formação integral. Há muitas possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho docente integrador em um contexto desafiante, embora prazeroso, que é o das práticas pedagógicas integradoras.
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