Política educacional para a educação de jovens e adultos no governo Lula: construção da agenda, formulação da política e implantação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1252Resumo
Este artigo objetiva analisar a política educacional do Programa Nacional de Integração Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, instituído pelos Decretos nº 5.478 de 24 de julho de 2005 e n° 5.840 de 13 de julho de 2006. Neste estudo, são apresentados a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, uma contextualização da arena política do Governo Lula, as concepções e princípios estabelecidos no PROEJA, o Documento Base e as ações advindas das etapas de construção da agenda, da formulação da política e da implantação do PROEJA. O estudo foi realizado em fontes documentais e bibliográficas, permitindo estabelecer um panorama dos avanços do PROEJA nos últimos anos.Referências
ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela Maria. A Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, Curitiba, 2015. Anais ... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2015. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22753_10167.pdf. Acesso em: 24 ago 2018.
BOITO JR, Armando. A hegemonia neoliberal no governo Lula. Crítica Marxista, São Paulo, v. 1, nº 17, p. 10-36, 2003. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/brasil/unicamp/Governo_Lula.pdf. Acesso em: 05 de ago de 2018.
BRASIL. Presidência da República. Biblioteca da Presidência da República, 2018a. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/biografia. Acesso em: 06 de ago de 2018.
BRASIL. DECRETO Nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de |Jovens e Adultos – PROEJA. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/D5840.htm. Acesso em: 24 ago de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica, 2007a. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 12 ago de 2018
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base PROEJA, 2007b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/acs_docbaseproeja.pdf. Acesso em: 06 de ago de 2018. 2007a
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do Planejamento Estratégico, 2007c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/planejamentoproeja2007.pdf. Acesso em: 15 de ago de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional. PROEJA, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/proeja. Acesso em: 24 de ago de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000a. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em 15 ago de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 05 de julho de 2000b. Disponível em: http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/resolucao_CNE_CEB_01_2000. Pdf. Acesso em: 24 ago. 2018.
BRASIL. Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), 2016. Disponível em:
https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/index.aspx?ReturnUrl=%2fsistema%2fprincipal.aspx. Acesso em 12 de dez. 2018.
COSTA, Cláudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Políticas públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2017 (Coleção Docência em Formação; Educação de Jovens e Adultos).
DALFIORI, Eduardo Tonole; LIMA, Rita de Cássia Duarte; ANDRADE, Maria Angélica Carvalho. Implementação de políticas públicas: metodologia de análise sob o enfoque da política institucional. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 39, n. Especial, p. 283 -297, dez. 2015.
DURHAM, Eunice Ribeiro. A política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada. Novos Estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 88, p. 153-179, dez. 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.
MOLL, Jaqueline. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 197 -209, mai./ago. 2009.
OLIVEIRA, Edna Castro; SCOPEL, Edna Graça. Uma década do PROEJA: sua gênese, balanço e perspectivas. HOLOS, Natal, v.6, p. 120-144, out. 2016. Disponível em;
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4998. Acesso em: 09 de jan. 2019.
OTRANTO, Célia Regina. A política de Educação Profissional do governo Lula. In:
ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Natal, 2011. Anais... Natal: Universidade Estadual do Ri de Janeiro, 2011. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/GT11-315%20int.pdf. Acesso em: 05 de ago. 2018.
VITORETTE, Jacqueline Maria Barbosa. A não consolidação do PROEJA como política pública de Estado. 2014. 253f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
SILVA, Adriano Laurentes da. O PROEJA nos Institutos Federais: desafios atuais. Ensino em Foco, Salvador, v. l, n.1, mar. 2018. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/441/322. Acesso em: 15 de jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.