Política educacional para a educação de jovens e adultos no governo Lula: construção da agenda, formulação da política e implantação

Autores

  • Luísa Helena Silva e Alves Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.
  • Elisa Antônia Ribeiro Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1252

Resumo

Este artigo objetiva analisar a política educacional do Programa Nacional de Integração Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, instituído pelos Decretos nº 5.478 de 24 de julho de 2005 e n° 5.840 de 13 de julho de 2006. Neste estudo, são apresentados a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, uma contextualização da arena política do Governo Lula, as concepções e princípios estabelecidos no PROEJA, o Documento Base e as ações advindas das etapas de construção da agenda, da formulação da política e da implantação do PROEJA. O estudo foi realizado em fontes documentais e bibliográficas, permitindo estabelecer um panorama dos avanços do PROEJA nos últimos anos.

Biografia do Autor

Luísa Helena Silva e Alves, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedagogia Empresarial e Complementação Pedagógica em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). Atualmente é Administradora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Elisa Antônia Ribeiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mestrado em Tecnologia/ Área de concentração - Educação Tecnológica, pelo CEFET/MG e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá. É professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, Campus Uberaba.

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Alves, L. H. S. e, & Ribeiro, E. A. (2019). Política educacional para a educação de jovens e adultos no governo Lula: construção da agenda, formulação da política e implantação. Revista Profissão Docente, 19(40), 01–19. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1252

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