Política educacional para a educação de jovens e adultos no governo Lula: construção da agenda, formulação da política e implantação

Authors

  • Luísa Helena Silva e Alves Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.
  • Elisa Antônia Ribeiro Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1252

Abstract

Este artigo objetiva analisar a política educacional do Programa Nacional de Integração Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, instituído pelos Decretos nº 5.478 de 24 de julho de 2005 e n° 5.840 de 13 de julho de 2006. Neste estudo, são apresentados a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, uma contextualização da arena política do Governo Lula, as concepções e princípios estabelecidos no PROEJA, o Documento Base e as ações advindas das etapas de construção da agenda, da formulação da política e da implantação do PROEJA. O estudo foi realizado em fontes documentais e bibliográficas, permitindo estabelecer um panorama dos avanços do PROEJA nos últimos anos.

Author Biographies

Luísa Helena Silva e Alves, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedagogia Empresarial e Complementação Pedagógica em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). Atualmente é Administradora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Elisa Antônia Ribeiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mestrado em Tecnologia/ Área de concentração - Educação Tecnológica, pelo CEFET/MG e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá. É professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, Campus Uberaba.

References

ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela Maria. A Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, Curitiba, 2015. Anais ... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2015. Disponível em:

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22753_10167.pdf. Acesso em: 24 ago 2018.

BOITO JR, Armando. A hegemonia neoliberal no governo Lula. Crítica Marxista, São Paulo, v. 1, nº 17, p. 10-36, 2003. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/brasil/unicamp/Governo_Lula.pdf. Acesso em: 05 de ago de 2018.

BRASIL. Presidência da República. Biblioteca da Presidência da República, 2018a. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/biografia. Acesso em: 06 de ago de 2018.

BRASIL. DECRETO Nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de |Jovens e Adultos – PROEJA. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/D5840.htm. Acesso em: 24 ago de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica, 2007a. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 12 ago de 2018

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base PROEJA, 2007b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/acs_docbaseproeja.pdf. Acesso em: 06 de ago de 2018. 2007a

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do Planejamento Estratégico, 2007c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/planejamentoproeja2007.pdf. Acesso em: 15 de ago de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional. PROEJA, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/proeja. Acesso em: 24 de ago de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000a. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em 15 ago de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 05 de julho de 2000b. Disponível em: http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/resolucao_CNE_CEB_01_2000. Pdf. Acesso em: 24 ago. 2018.

BRASIL. Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), 2016. Disponível em:

https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/index.aspx?ReturnUrl=%2fsistema%2fprincipal.aspx. Acesso em 12 de dez. 2018.

COSTA, Cláudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Políticas públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2017 (Coleção Docência em Formação; Educação de Jovens e Adultos).

DALFIORI, Eduardo Tonole; LIMA, Rita de Cássia Duarte; ANDRADE, Maria Angélica Carvalho. Implementação de políticas públicas: metodologia de análise sob o enfoque da política institucional. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 39, n. Especial, p. 283 -297, dez. 2015.

DURHAM, Eunice Ribeiro. A política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada. Novos Estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 88, p. 153-179, dez. 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

MOLL, Jaqueline. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 197 -209, mai./ago. 2009.

OLIVEIRA, Edna Castro; SCOPEL, Edna Graça. Uma década do PROEJA: sua gênese, balanço e perspectivas. HOLOS, Natal, v.6, p. 120-144, out. 2016. Disponível em;

http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4998. Acesso em: 09 de jan. 2019.

OTRANTO, Célia Regina. A política de Educação Profissional do governo Lula. In:

ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Natal, 2011. Anais... Natal: Universidade Estadual do Ri de Janeiro, 2011. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/GT11-315%20int.pdf. Acesso em: 05 de ago. 2018.

VITORETTE, Jacqueline Maria Barbosa. A não consolidação do PROEJA como política pública de Estado. 2014. 253f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

SILVA, Adriano Laurentes da. O PROEJA nos Institutos Federais: desafios atuais. Ensino em Foco, Salvador, v. l, n.1, mar. 2018. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/441/322. Acesso em: 15 de jan. 2019.

Published

2019-06-07

How to Cite

ALVES, L. H. S. e; RIBEIRO, E. A. Política educacional para a educação de jovens e adultos no governo Lula: construção da agenda, formulação da política e implantação. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–19, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1252. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1252. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)