Cultura midiática na escola: um olhar para a conservação da água
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1323Resumo
O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ambiente escolar, pode auxiliar o trabalho docente, tornando o processo de ensino-aprendizagem prazeroso e contextualizado, desde que sua aplicação tenha fundamentação pedagógica e crie oportunidades para aplicação do conhecimento construído. O presente trabalho traz um relato de experiência da aplicação dos materiais digitais produzidos pelo projeto “Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos”, em duas escolas: uma pertencente à rede particular da cidade de Uberaba, MG e outra, da rede estadual de ensino, instalada no município de Itumbiara, GO. O atendimento às escolas foi realizado por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que realizaram atividades com três dos materiais produzidos: jogos digitais, cartilha e vídeos. O uso destas mídias atraiu a atenção dos jovens para importantes questões socioambientais atuais, tais como o uso racional água e conservação dos recursos hídricos.Referências
BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p.1081-1102, set. 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. 292p.
BRITO, Glaucia Maria; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. Curitiba: InterSaberes, 2012. 143 p.
FANTIN, Monica. Mídia-Educação no currículo e na formação inicia de professores. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 57-92.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013. 176 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.