Pressupostos e derivações didáticas da psicologia genético-dialética de Henri Wallon

Autores

  • Ricardo Baratella Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Adriana Rodrigues Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1159

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar reflexões preliminares acerca da teoria psicogenética walloniana, focalizando o desenvolvimento da pessoa completa e suas contribuições didáticas. Tomam-se, como referencial, as proposições de Henri Wallon em seu método concreto-multidimensional, ancorado epistemologicamente na filosofia marxista e, mais especificamente, no materialismo dialético. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho conceitual bibliográfico, na qual foi possível compreender a constituição do sujeito e seus desdobramentos em singularidades afetivas, cognitivas e motoras. Conclui-se que a teoria walloniana oferece fundamentos psicológicos importantes para substanciar as práticas pedagógicas e a organização do ensino-aprendizagem com vistas a proporcionar o desenvolvimento do aluno. Em suas ideias pedagógicas, Wallon sugere que a escola reflita acerca de suas dimensões sócio-políticas e aproprie-se de sua ação no movimento de transformação da sociedade

Biografia do Autor

Ricardo Baratella, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, licenciado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá. Gestor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Professor da Uniube. 

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora na Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Referências

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

BARATELLA, R.; RODRIGUES, A. Pressupostos e derivações didáticas da psicologia genético-dialética de Henri Wallon. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 104–116, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i38.1159. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1159. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos