Discursos do sujeito-professor de Geografia do Ensino Médio Integrado do IFTM como expressão da dualidade do sistema educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1326Resumo
Esta pesquisa teve como propósito principal analisar as concepções de integração que permeiam os discursos do sujeito-professor de Geografia, a partir de sua experiência como docente. Por meio da Análise do Discurso francesa – AD, examinaram-se os discursos do sujeito-professor de diferentes campus do IFTM. A pesquisa qualitativa sobre o dualismo no sistema educacional brasileiro investigou se ainda é presente essa dualidade histórica entre ensino propedêutico e ensino técnico no Ensino Médio Integrado. Quanto à metodologia utilizada, recorreu-se à técnica de entrevistas em que perguntas previamente formuladas foram respondidas oralmente pelos entrevistados. Assim, optou-se por entrevistar oito professores efetivos de Geografia do IFTM. Os resultados da pesquisa foram efetivados com base nos dados coletados, identificando as “convicções” e a posição que assume o sujeito-professor de Geografia de acordo com o que é recorrente em seu discurso.Referências
BRASIL. Decreto-lei n. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados das Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 set. 1909.
BRASIL. Lei n. 9.384, de 20 de setembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 out. 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. v. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.
ROCHA, Décio; DAHER, Maria del Carmen; SAN'T ANNA, Vera L. A. Entrevista em Situação de Pesquisa Acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva. Revista Polifonia, Cuiabá, MT, v.8, n.08, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.