Discursos do sujeito-professor de Geografia do Ensino Médio Integrado do IFTM como expressão da dualidade do sistema educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1326Abstract
Esta pesquisa teve como propósito principal analisar as concepções de integração que permeiam os discursos do sujeito-professor de Geografia, a partir de sua experiência como docente. Por meio da Análise do Discurso francesa – AD, examinaram-se os discursos do sujeito-professor de diferentes campus do IFTM. A pesquisa qualitativa sobre o dualismo no sistema educacional brasileiro investigou se ainda é presente essa dualidade histórica entre ensino propedêutico e ensino técnico no Ensino Médio Integrado. Quanto à metodologia utilizada, recorreu-se à técnica de entrevistas em que perguntas previamente formuladas foram respondidas oralmente pelos entrevistados. Assim, optou-se por entrevistar oito professores efetivos de Geografia do IFTM. Os resultados da pesquisa foram efetivados com base nos dados coletados, identificando as “convicções” e a posição que assume o sujeito-professor de Geografia de acordo com o que é recorrente em seu discurso.
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