O ensino da Educação Física no período pandêmico (sars-cov-2): um estudo de caso no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM

Autores

  • Arthur Braga de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Welisson Marques Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1651

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, educação física, pandemia, precarização, ensino remoto

Resumo

Este trabalho visa a apresentar um estudo sobre o ensino da Educação Física mediado pelas plataformas de videoconferências durante o período pandêmico (sars-cov-2), no Ensino Médio Técnico Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Objetivando, portanto, verificar, por meio do discurso docente, possíveis soluções pedagógicas, ou não, nesse cenário, no que concerne à referida disciplina. Por sua vez, os instrumentos metodológicos baseiam-se em um estudo de caso, realizado por intermédio de entrevistas com oito (8) docentes de Educação Física, de oito (8) campi do IFTM, tendo a análise do discurso de linha Francesa como lastro teórico para discussão dos dados. Visto isso, concluímos que as aulas da disciplina mencionada, mediadas pelas plataformas de videoconferência, geraram uma série de vulnerabilidades, que vieram por precarizar as aulas de Educação Física, ficando claro que, apesar do ensino remoto ter sido uma solução viável, ela jamais substituirá o ensino presencial.

Biografia do Autor

Arthur Braga de Oliveira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado - UNEC (2006). Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM) Pós-Graduado em Atividades Motoras para promoção da saúde e qualidade de vida pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC (2007) e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2011). Coordenador do projeto Multiplicando campeões do IFTM campus Paracatu. Membro da comissão permanente de esporte e lazer do IFTM. Membro da comissão Central de Bem Estar Social do IFTM. Atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM campus Paracatu MG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar. 

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) - Conceito CAPES/MEC 6; Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Uberaba. É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Possui Pós-Doutorado (2017), Doutorado (2013) e Mestrado em Educação (2006) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. É também Especialista em Metodologia do Ensino e Tecnologia para Educação a Distância (2008) pela Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), Especialista em História Contemporânea pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) (2003), Licenciado (1999) e Bacharel (1998) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo (PUCCAMP - SP). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PEBTT) do Campus Uberaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). 

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

OLIVEIRA, A. B. de; MARQUES, W.; LIMA, G. G. de. O ensino da Educação Física no período pandêmico (sars-cov-2): um estudo de caso no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–23, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1651. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1651. Acesso em: 21 dez. 2024.