O ensino da Educação Física no período pandêmico (sars-cov-2): um estudo de caso no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1651Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, educação física, pandemia, precarização, ensino remotoResumo
Este trabalho visa a apresentar um estudo sobre o ensino da Educação Física mediado pelas plataformas de videoconferências durante o período pandêmico (sars-cov-2), no Ensino Médio Técnico Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Objetivando, portanto, verificar, por meio do discurso docente, possíveis soluções pedagógicas, ou não, nesse cenário, no que concerne à referida disciplina. Por sua vez, os instrumentos metodológicos baseiam-se em um estudo de caso, realizado por intermédio de entrevistas com oito (8) docentes de Educação Física, de oito (8) campi do IFTM, tendo a análise do discurso de linha Francesa como lastro teórico para discussão dos dados. Visto isso, concluímos que as aulas da disciplina mencionada, mediadas pelas plataformas de videoconferência, geraram uma série de vulnerabilidades, que vieram por precarizar as aulas de Educação Física, ficando claro que, apesar do ensino remoto ter sido uma solução viável, ela jamais substituirá o ensino presencial.Referências
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