A monitoria como processo de reflexão na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1392

Resumo

O processo formativo do pedagogo é constituído por um conjunto de experiências que contribuem significativamente para sua atuação profissional. Nesse sentido, com este trabalho, objetiva-se apresentar as experiências vividas no âmbito das atividades de monitoria, realizadas na disciplina de Didática, no 3º período do curso de Pedagogia, da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina – PE. Para fundamentar teoricamente este estudo, apoia-se nas contribuições de Anastasiou e Alves (2015), Antunes et al. (2016), Larrosa Bondía (2002) e Souza (2018). A metodologia se constituiu enquanto pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e descritiva, cujos resultados apontaram que as experiências vivenciadas durante a monitoria, contribuem de forma relevante para o processo de reflexão acerca da prática docente que se irá exercer futuramente, tendo em vista o ensino reflexivo. Conclui-se, enfatizando que, além de aprendizagens significativas, a monitoria permite a troca de conhecimentos e a apreensão de saberes e de fazeres críticos, ontológicos e emancipatórios.

Biografia do Autor

Jailson Ferreira da Silva, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (UPE)

Graduando do curso Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco – UPE e participante doGrupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco, na linha de pesquisa,Alfabetização, Letramento e Estágio na Formação Inicial (ALEFI).

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (UPE)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina.  Especialista em Psicopedagogia com graduação em Pedagogia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE). É professora da Educação Básica da rede municipal de Petrolina e atua como docente substituta na UPE Campus Petrolina.  

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (UPE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Pós-Doutorado pela Universidae Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Graduado em Pedagogia por essa mesma instituição. É Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e Coordenador Geral de Extensão. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE).

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Silva, J. F. da, Silva, G. M. da, & Carvalho, O. F. de. (2021). A monitoria como processo de reflexão na formação docente. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–23. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1392

Edição

Seção

Relato de experiência