A monitoria como processo de reflexão na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1392Abstract
O processo formativo do pedagogo é constituído por um conjunto de experiências que contribuem significativamente para sua atuação profissional. Nesse sentido, com este trabalho, objetiva-se apresentar as experiências vividas no âmbito das atividades de monitoria, realizadas na disciplina de Didática, no 3º período do curso de Pedagogia, da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina – PE. Para fundamentar teoricamente este estudo, apoia-se nas contribuições de Anastasiou e Alves (2015), Antunes et al. (2016), Larrosa Bondía (2002) e Souza (2018). A metodologia se constituiu enquanto pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e descritiva, cujos resultados apontaram que as experiências vivenciadas durante a monitoria, contribuem de forma relevante para o processo de reflexão acerca da prática docente que se irá exercer futuramente, tendo em vista o ensino reflexivo. Conclui-se, enfatizando que, além de aprendizagens significativas, a monitoria permite a troca de conhecimentos e a apreensão de saberes e de fazeres críticos, ontológicos e emancipatórios.
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