A monitoria como processo de reflexão na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1392

Resumo

O processo formativo do pedagogo é constituído por um conjunto de experiências que contribuem significativamente para sua atuação profissional. Nesse sentido, com este trabalho, objetiva-se apresentar as experiências vividas no âmbito das atividades de monitoria, realizadas na disciplina de Didática, no 3º período do curso de Pedagogia, da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina – PE. Para fundamentar teoricamente este estudo, apoia-se nas contribuições de Anastasiou e Alves (2015), Antunes et al. (2016), Larrosa Bondía (2002) e Souza (2018). A metodologia se constituiu enquanto pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e descritiva, cujos resultados apontaram que as experiências vivenciadas durante a monitoria, contribuem de forma relevante para o processo de reflexão acerca da prática docente que se irá exercer futuramente, tendo em vista o ensino reflexivo. Conclui-se, enfatizando que, além de aprendizagens significativas, a monitoria permite a troca de conhecimentos e a apreensão de saberes e de fazeres críticos, ontológicos e emancipatórios.

Biografia do Autor

Jailson Ferreira da Silva, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (UPE)

Graduando do curso Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco – UPE e participante doGrupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco, na linha de pesquisa,Alfabetização, Letramento e Estágio na Formação Inicial (ALEFI).

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (UPE)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina.  Especialista em Psicopedagogia com graduação em Pedagogia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE). É professora da Educação Básica da rede municipal de Petrolina e atua como docente substituta na UPE Campus Petrolina.  

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (UPE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Pós-Doutorado pela Universidae Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Graduado em Pedagogia por essa mesma instituição. É Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e Coordenador Geral de Extensão. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE).

Referências

ABREU, Thuany. et al. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Revenferm UERJ. Rio de Janeiro. v. 4, n 22, jul/ago, 2014, p. 507 – 512.

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinvile – SC: Editora Univille, 2015.

ANTUNES, Sabrina Silva. et al. A importância do monitor para o processo de formação acadêmica, otimizando o aprendizado. Campina Grande, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD4_SA4_ID3803_13102016201241.pdf. Acesso em: 07 ago. 2019.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BAUMANN, Ana Paula Purcina; MOCROSKY, Luciane Ferreira. Análise fenomenológica de projeto pedagógico. In: CONGRESSO DE FENOMENOLOGIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 4, 19 a 21 set. 2011. Caderno de textos. Disponível em: http://www.anaiscongressofenomenologia.fe.ufg.br/up/306/o/ComunMariaViggianiBicudo.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

BRASIL, Lei de Diretrizes e bases da educação Nacional. Lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 13. ed. Brasília – Câmara dos Deputados: Edições Câmara, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda revisão revista. Brasília: MEC, 2016.

CRUZ, Gisele Barreto. et al. (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e política: tensões e perspectivas na relação com formação docente. [ebook – Volume 1]. 1. ed. Petrópolis – Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; Endipe, 2020.

CRUZ, Maria Soraia Silva; ANJOS, Carlos Augusto dos. A escolha da disciplina para a prática de monitoria: o caso da licenciatura em Química. Revista Profissão Docente - UNIUBE [online]. Uberaba. v. 13, n. 29. p. 73 – 81, jul./dez., 2013. Disponível em: http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/588/712. Acesso em: 17 jun. 2021.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

GALEANO, Eduardo. Las Palabras Andantes. Montevidéu, Uruguai: Ediciones Chanchito, 1994.

GANDIN, Danilo. Posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem Fronteira. v.1, n.1, jan/jun., 2001, p. 81 – 95.

LARROSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. [online], n. 19, 2002, p. 20 – 28. ISSN 1413-2478.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação no ensino Superior e Formação por competências. Revista E-curriculum. v.18. n. 3, p. 1275 – 1297, jul/set., 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/48698. Acesso em: 13 mar.2021.

MOREIRA, Sandra Maria do Nascimento; VIEIRA, Camila de Oliveira. Projeto “Aprender vendo e aprender fazendo”: um relato de experiência do curso de educação Física – Uniube. Revista Profissão Docente - UNIUBE [online]. Uberaba – MG. v. 20, n. 44. p. 01 – 12, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1360. Acesso em: 17 jun. 2021.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliana Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Salina, 2015.

SANTOS, Humberto Corrêa dos. A didática no Brasil: sua trajetória e finalidade. Estação Científica. n.1. maio-jun. Juiz de Fora, 2014, p. 1 – 15.

SOUZA, Vanês da Silva. Interdisciplinaridade: reflexão sobre essa ação no processo de ensino-aprendizagem. In: SOUZA, Vanês da Silva. Interdisciplinaridade: uma abordagem no processo de ensino-aprendizagem, numa turma do curso de pedagogia da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina – PE. 2018, 51f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Universidade de Pernambuco Campus Petrolina – PE, 2018, p.15-29.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2017.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (PE). Edital de monitoria voluntária. Edital nº 01/2020. Universidade de Pernambuco: órgão oficial do estado, Petrolina, agosto

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

SILVA, J. F. da; SILVA, G. M. da; CARVALHO, O. F. de. A monitoria como processo de reflexão na formação docente. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–23, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1392. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1392. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência