Capacitação interna nas universidades federais do Norte do Brasil: aspectos históricos e desafios iminentes

Autores

  • Helenara Soares Santos Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Patrícia Medina

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1519

Resumo

Busca-se discutir quais os procedimentos, instrumentos e modalidades adotados, e como são realizados os processos avaliativos para os cursos de capacitação interna realizados pelas universidades federais da região norte do Brasil, e ainda conhecer o histórico dessas instituições no que se refere ao histórico de criação, estrutura física e de recursos humanos. Para isso, realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com estudo documental através da análise dos planos de capacitação, buscas nas páginas oficiais para identificar as informações sobre a história, revisão bibliográfica de artigos e publicações relevantes para este estudo, além do estudo da legislação vigente. Verificou-se que, grande parte das universidades federais da região norte possui plano de capacitação sistematizado. E dessas, a maioria avalia as ações de capacitação de alguma forma. Constatou-se que ainda são muito poucos os estudos das instituições federais de ensino superior no Brasil, sobretudo na região norte e de informações disponíveis nas páginas das instituições, o que dificultou uma análise mais aprofundada nesse sentido. No entanto, foi possível elencar importantes elementos que constituem a política de capacitação e de avaliação implantada nessas instituições.

Biografia do Autor

Helenara Soares Santos , Universidade Federal do Tocantins – UFT

É Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT), Especialista em Mídias na Educação (UFT/MEC/CAPES), graduada em Pedagogia (UFT). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais e integra a equipe de Coordenação do Programa de Formação Docente Continuada (UFT). Participa do Projeto Pesquisa Educação em Direitos Humanos, vinculado ao Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT).

Patrícia Medina

É Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiá – UFG; Pedagoga (FAPA); Bacharel em Direito (UFT); Professora na Universidade Federal do Tocantins vinculada ao Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos e ao curso de Pedagogia do Câmpus Palma. Membro dos Grupos de Pesquisa CAOIDES - Filosofia, Arte e Ciência: o pensamento como heterogênese; Formação de Professores: fundamentos e metodologias de ensino e Grupo Tocantinense de Criminologia Crítica.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Soares Santos , H. ., & Medina , P. (2022). Capacitação interna nas universidades federais do Norte do Brasil: aspectos históricos e desafios iminentes. Revista Profissão Docente, 22(47), 01–20. https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1519

Edição

Seção

Dossiê Arte, Filosofia e Ciência – estudos a partir da Educação