Capacitação interna nas universidades federais do Norte do Brasil: aspectos históricos e desafios iminentes
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1519Resumen
Busca-se discutir quais os procedimentos, instrumentos e modalidades adotados, e como são realizados os processos avaliativos para os cursos de capacitação interna realizados pelas universidades federais da região norte do Brasil, e ainda conhecer o histórico dessas instituições no que se refere ao histórico de criação, estrutura física e de recursos humanos. Para isso, realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com estudo documental através da análise dos planos de capacitação, buscas nas páginas oficiais para identificar as informações sobre a história, revisão bibliográfica de artigos e publicações relevantes para este estudo, além do estudo da legislação vigente. Verificou-se que, grande parte das universidades federais da região norte possui plano de capacitação sistematizado. E dessas, a maioria avalia as ações de capacitação de alguma forma. Constatou-se que ainda são muito poucos os estudos das instituições federais de ensino superior no Brasil, sobretudo na região norte e de informações disponíveis nas páginas das instituições, o que dificultou uma análise mais aprofundada nesse sentido. No entanto, foi possível elencar importantes elementos que constituem a política de capacitação e de avaliação implantada nessas instituições.
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