Capacitação interna nas universidades federais do Norte do Brasil: aspectos históricos e desafios iminentes
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1519Resumo
Busca-se discutir quais os procedimentos, instrumentos e modalidades adotados, e como são realizados os processos avaliativos para os cursos de capacitação interna realizados pelas universidades federais da região norte do Brasil, e ainda conhecer o histórico dessas instituições no que se refere ao histórico de criação, estrutura física e de recursos humanos. Para isso, realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com estudo documental através da análise dos planos de capacitação, buscas nas páginas oficiais para identificar as informações sobre a história, revisão bibliográfica de artigos e publicações relevantes para este estudo, além do estudo da legislação vigente. Verificou-se que, grande parte das universidades federais da região norte possui plano de capacitação sistematizado. E dessas, a maioria avalia as ações de capacitação de alguma forma. Constatou-se que ainda são muito poucos os estudos das instituições federais de ensino superior no Brasil, sobretudo na região norte e de informações disponíveis nas páginas das instituições, o que dificultou uma análise mais aprofundada nesse sentido. No entanto, foi possível elencar importantes elementos que constituem a política de capacitação e de avaliação implantada nessas instituições.Downloads
Publicado
2024-07-05
Como Citar
SOARES SANTOS , H. .; MEDINA , P. Capacitação interna nas universidades federais do Norte do Brasil: aspectos históricos e desafios iminentes. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–20, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1519. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1519. Acesso em: 4 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Arte, Filosofia e Ciência – estudos a partir da Educação
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.