Saberes da experiência: diversidade em foco

Editorial

Autores

  • Diovane de César Resende Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba – PMU
  • Cinara Aline de Freitas Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba – PMU
  • Regina Maria Rovigati Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Marta Soares da Silva Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1654

Resumo

Não há.

Biografia do Autor

Diovane de César Resende Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba – PMU

doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Educação e Escola em tempo integral: desafios e perspectivas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Aí desenvolveu sua dissertação intitulada Educação Integral e suas histórias: com a voz os professores da Rede Pública de Ensino. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) vinculado também à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor da Educação Básica-Anos Iniciais e Professor da Educação Infantil, ambos efetivos, na Prefeitura Municipal de Uberaba/Secretaria Municipal de Educação. Atuou como docente do Curso Normal em Nível Médio-Professor de Educação Infantil, vínculo designado, na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia localizada no município de Uberaba. Autor da obra literária O Gran Conselho e o livro dos dragões, publicado em 2019 pela Giostri Editora.

Cinara Aline de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba – PMU

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Pós-graduada em Neuropedagogia e Psicanálise com Ênfase em Educação Especial; em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Coaching cognitivo-comportamental. Atua como Analista de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba-MG e é membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores - GPEFORM/UFTM

Regina Maria Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pos Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016). Foi membro ad-hoc do Ministério da Educação e autora e colaboradora em projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi professora na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando no curso de Educação Física em nível de graduação, pós graduação (Mestrado) e na área administrativa coordenando o curso e dirigindo a Faculdade de Educação Física. Foi docente na graduação em Educação Física e na pós graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA/PA e atualmente está vinculada a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG no curso de graduação e Mestrado e Doutorado em Educação. E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento? NUCORPO/UFTM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, corpo, escola, professor, formação inicial e continuada.

Marta Soares da Silva, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava - FFCL, especialista em Educação de Jovens e Adultos para os Privados de Liberdade, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, mestra em Educação pela UFTM, com apoio da FAPEMIG, e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É membro dos grupos de pesquisa NEAB/UFSCar e Educação e relações étnico-raciais.

Referências

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Tradução de: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a. 183 p. Tradução de: Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015b. 120 p. Tradução de: Eliane Lisboa.

MORIN, E. A via: para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 392 p. Tradução de: Edgard de Assis Carvalho.

MORIN, E. O método 05: a humanidade da humanidade. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 286 p. Tradução de: Juremir Machado da Silva.

MORIN, E. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 350 p. Tradução de: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória.

MORIN, E; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003. 111 p. Tradução de: Sandra Trabucco Valenzuela.

MORIN, E. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho.

NÓVOA, A. Escola e professores: proteger, transformar e valorizar. Salvador: Sec/Iat, 2022. 116 p. Colaboração Yara Alvim. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2022/02/livro_novoa_digital.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Ribeiro, D. de C. R. ., Freitas, C. A. de ., Simões, R. M. R., & Silva, M. S. da. (2023). Saberes da experiência: diversidade em foco: Editorial. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–04. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1654

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco