A Educação Inclusiva e o processo de construção da identidade docente

Autores

  • Cinara Aline de Freitas Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU
  • Helena de Ornellas Sivieiri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1646

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Identidade docente, Professor regente

Resumo

O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial, no contexto da educação inclusiva. Realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG. Como métodos de construção de dados, foram utilizados História de Vida e o Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Entende-se que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional.

Biografia do Autor

Cinara Aline de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Pós-graduada em Neuropedagogia e Psicanálise com Ênfase em Educação Especial; em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Coaching cognitivo-comportamental. Atua como Analista de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba-MG e é membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores - GPEFORM/UFTM.

Helena de Ornellas Sivieiri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professora associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Psicologia. Possui doutorado em Psicologia pela FFCLRP-USP e mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e pela Universidade do Minho - Portugal. Pesquisa e publica nas áreas de psicologia escolar/educacional, dificuldades de escolarização e queixa escolar, formação de professores, autoconhecimento e identidade docente. Possui experiência na clínica psicológica de crianças e adolescentes e saúde pública.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

FREITAS, C. A. de .; SIVIEIRI-PEREIRA, H. de O. . A Educação Inclusiva e o processo de construção da identidade docente. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–28, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1646. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1646. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco

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