Por uma Epistemologia do saber da experiência com a comunidade descolonizada

Autores

  • Marta Soares da Silva Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Stefano Rocha da Cruz Iniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita – UNESP
  • Claudia Maria Costa Dias Universidad Internacional de La Rioja – UNIR

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1648

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação, Comunidade

Resumo

O conhecimento é um instrumento de poder, por esta razão é salutar refletir epistemologicamente sobre qual a importância da comunidade descolonizada para a ciência. O objetivo é pensar as relações de silenciamento eurocêntrico que se estabelecem por meio da epistemologia e silenciam comunidades inteiras por desconsiderá-las como produtoras de conhecimento. Para tanto, apresenta-se uma discussão, dentre outros, por meio de Ela (2012), Hegel (2008), Fourez (1995) e Nietzsche (1983). A investigação foi de abordagem exploratória, por meio de documentos da política de gestão comunitária implementada pelo governo de Angola, no continente africano, cidade do Sumbe – Cuanza Sul, desde o ano de 2010. Os dados foram levantados em fontes de pesquisas acadêmicas, material de imprensa independente, leis e sites governamentais. Como resultado central deste estudo foi possível compreender que, a comunidade descolonizada é de suma importância para a ciência, bem como evidencia sua participação e a constante produção de conhecimento a   partir de sua própria realidade singular.

Biografia do Autor

Marta Soares da Silva, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava - FFCL, pela política pública de acesso Programa Universidade para Todos - PROUNI. Possui experiência de efetivo exercício em docência no Estado de Minas Gerais. É Especialista em Educação de Jovens e Adultos para os Privados de Liberdade, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. É Mestra em Educação pela UFTM, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, para desenvolvimento de pesquisa de interesse social com Pedagogia Social e Alfabetização Midiática Informacional para liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional. É Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Compõe os grupos de pesquisa NEAB/UFSCar e Educação e relações étnico-raciais. Integra Comitê Científico na qualidade de avaliador de periódico - Revista Nucleus, da Fundação Educacional de Ituverava - SP. Atua nas áreas de investigação em espaços não escolares, processo de subjetivação e comunidade, pessoas em momento de egresso do sistema prisional; organização de eventos científicos educacionais e projeto decolonial com anos iniciais.

Stefano Rocha da Cruz, Iniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita – UNESP

Natural de Cabo Verde, continente africano, residindo e estudando no Brasil, desde o ano de 2010, possui graduação em Relações Internacionais (2013), com ênfase em comunicação e cooperação internacional, pela Universidade de Ribeirão Preto, com bolsa mérito do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pelo programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e Mestrado (2016) em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Franca, com apoio da FAPESP, desenvolvendo estudo na área de políticas públicas de interesse social e de cooperação SUL-SUL entre Brasil e África e suas interfaces com o planejamento urbano e desenvolvimento social. Atua como pesquisador nas áreas de relações internacionais, política internacional com impactos locais, planejamento social e análise de políticas públicas e projetos de cooperação, ciência política e políticas públicas, decolonialidade e interculturalidade.

Claudia Maria Costa Dias, Universidad Internacional de La Rioja – UNIR

Doutora em Ciências da Educação e em Desenho, Orientação e Intervenção psicopedagógica. Mestre em Investigação Educacional e Desenvolvimento e Inovação Local pela Universidade de Alicante - Espanha. Psicopedagoga por la Universidad São Judas Tadeu e Licenciada em Pedagogia pela Fundação Educacional de Ituverava. Atua como docente no programa de Mestrado na Universidade Internacional de La Rioja e como professora Tutora do curso de Psicologia da Universidade Nacional de Educação a Distância – UNED. Autora e participa de pesquisas nas áreas de convivência, formação de professores e Inovação Tecnológica.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

Silva, M. S. da, Cruz, S. R. da ., & Dias, C. M. C. . (2023). Por uma Epistemologia do saber da experiência com a comunidade descolonizada. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–16. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1648

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco

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