LINGUAGENS ARTÍSTICAS E ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.184Resumen
A alfabetização é tema central nos estudos em educação por se vincular ao problema do fracasso escolar e à qualidade da educação básica. Ao enfocar o trabalho de três professoras alfabetizadoras atuantes em escola municipal de Uberaba, MG, esta pesquisa objetivou compreender como estratégias relativas às atividades artísticas contribuem para uma alfabetização bem sucedida. Os dados provêm de observação não participante, questionários, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos pedagógicos e de produções dos alunos e alunas. Os resultados mostram as possibilidades de mediação das linguagens artísticas no processo de alfabetização, e indicam que as mesmas podem contribuir para superar desafios de uma fase primordial da educação escolar — a alfabetização.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-30
Cómo citar
SALGE, Eliana Helena Corrêa Neves; ALMEIDA, Célia Maria de Castro. LINGUAGENS ARTÍSTICAS E ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 66–90, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i22.184. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/184. Acesso em: 26 jul. 2025.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.