LINGUAGENS ARTÍSTICAS E ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.184Abstract
A alfabetização é tema central nos estudos em educação por se vincular ao problema do fracasso escolar e à qualidade da educação básica. Ao enfocar o trabalho de três professoras alfabetizadoras atuantes em escola municipal de Uberaba, MG, esta pesquisa objetivou compreender como estratégias relativas às atividades artísticas contribuem para uma alfabetização bem sucedida. Os dados provêm de observação não participante, questionários, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos pedagógicos e de produções dos alunos e alunas. Os resultados mostram as possibilidades de mediação das linguagens artísticas no processo de alfabetização, e indicam que as mesmas podem contribuir para superar desafios de uma fase primordial da educação escolar — a alfabetização.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-30
How to Cite
SALGE, Eliana Helena Corrêa Neves; ALMEIDA, Célia Maria de Castro. LINGUAGENS ARTÍSTICAS E ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 66–90, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i22.184. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/184. Acesso em: 5 jun. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.