CONCEPÇÃO DE MEDIAÇÃO: O PAPEL DO PROFESSOR E DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.626Resumo
Este capítulo tem como objetivo refletir o significado do conceito de mediação e o papel do professor por meio da linguagem, como agente organizador do trabalho educativo e mediador no processo de ensino-aprendizagem, tendo como perspectiva a teoria histórico-cultural, segundo a concepção de Vygotsky e outros autores. Enfatizamos a necessidade do entendimento do conceito de mediação em contextos escolares, uma vez que interpretações limitadas ou equivocadas tem resultado no distanciamento de seu significado e, consequentemente, de sua apropriação nas práticas pedagógicas dos docentes. Abordamos também a importância do papel do professor ao mediar os conteúdos curriculares por meio da linguagem oral e escrita, pois ambos são determinantes nos processos de mediação dos conhecimentos científicos historicamente construídos pela humanidade. Palavras-chave: Mediação. Trabalho Docente. Linguagem.Referências
FINO, C. N. Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal (ZPD): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação. Braga,(Portugal), v. 14, n.2, p. 273- 291, 2001. Disponível em: http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf . Acesso em 20/12/2011.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LIBÂNEO, J. C. A didática e aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira e Educação. Rio de Janeiro, n. 27, Set/Out/Nov/Dez 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27 /n27a01.pdf. Acesso em 10/11/2011.
MARINO FILHO, A. A atividade de estudo no ensino fundamental: necessidade e motivação. 236 f.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Filosofia, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.
PASQUALINI, J. C. Desenvolvimento infantil e ensino: análise Histórico-cultural de Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2008, Caxambu, MG. Anais da 31ª Reunião da ANPEd. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT20-4173--Int.pdf. Acesso em 20/12/2011.
PINO, A. S. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade. Campinas, ano XXI, nº. 71, julho de 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a03v2171.pdf. Acesso em 22 dez 2011.
SFORNI, M. S. de F. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, V. L. F.; MANZONI, R. (Orgs.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. 1ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. In: Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/ibaiti/ arquivos/File/Sforni.pdf. Acesso 22 dez 2011.
SILVA, F. G. da; DAVIS, C. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a07v34123.pdf . Acesso em 22/12/2011.
VIGOTSKY, L. S. La prehistoria del desarrollo del lenguaje escrito.In: ______. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 1996. Disponível em: www.educacion.objectis.net/.../ VYGOTSKI%20p. Acesso em: 23/12/2011.
______. Pensamiento e lenguaje: teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Disponível em: http://psikolibro.blogspot.com. Acesso em: 30/01/2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.