DILEMA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU ENSINO A DISTÂNCIA?

Autores

  • Osvaldo Freitas de Jesus UNIUBE/UNIPAC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.628

Resumo

As TICS, mais notadamente, a INTERNET, acompanhadas de seus sequazes (PCs, I-pads, tablets kindles e smartphones), como mediações, têm se tornado objetos da preferência de aproximadamente ¼ dos alunos matriculados no Ensino Superior no Brasil. Seu uso permitiu à EAD conquistar enorme espaço na educação. Embora chamada de educação à distância, deveria em vez ser denominada como ensino à distância, pois, em termos de formação de condutas e de desenvolvimento da criticidade, a EAD permanece em débito com a educação. Valores e condutas são construídos, sobretudo, pela convivência, relações interpessoais e experiências individuais e coletivas. Na EAD, esse convívio é bastante limitado. Ser informado e tomar consciência desses limites de antemão seria um direito do ingressante na EAD. Isso seria tão somente uma questão de justiça.

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Publicado

2013-08-20

Como Citar

DE JESUS, O. F. DILEMA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU ENSINO A DISTÂNCIA?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 82–93, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i29.628. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/628. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

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Artigos