EDUCAÇÃO E LEITURA NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.594Resumo
Este artigo procura mostrar que a interpretação, etapa essencial do processo da leitura, responde pelo juízo crítico sobre o texto, mas ela mesma constitui apenas parte da leitura. A interpretação crítica é uma competência fundamental na vida da sociedade democrática, letrada e dependente do texto escrito. Diante da avalanche de textos produzidos na atualidade, a leitura, como um processo cognitivo complexo, tornou-se um grande desafio para a educação. A capacidade de discernir faz do leitor crítico aquele sujeito portador da dúvida metódica, da experiência de comparar elementos, da precaução para estabelecer veredicto e da capacidade de realizar novas combinações de sentido. INTERPRETAR é escolher de maneira fundamentada a melhor opção de significado.Downloads
Publicado
2013-06-06
Como Citar
DE JESUS, O. F. EDUCAÇÃO E LEITURA NA ERA DIGITAL. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 4–28, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i27.594. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/594. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.