A constituição da educação burguesa na consolidação da modernidade
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1381Abstract
A transição para o que se compreende historicamente como modernidade é um processo ideologicamente assíncrono, enquanto é permeada pelo tensionamento entre valores medievais e burgueses até ao menos o início do século XIX. A consolidação de uma mentalidade e modo de vida burgueses se constrói entre os séculos XIV e XIX, através das permanências e rupturas inerentes ao processo histórico e, sobretudo, por meio do pensamento filosófico que se entrelaça às revoluções relativas a esse contexto. Nesse sentido, a preocupação com a formação de um indivíduo alinhado aos valores burgueses transparece na obra de diversos teóricos, contrapondo-se particularmente à tradição religiosa católica. A educação, para esses pensadores, incorpora cada vez mais a ética do trabalho e as demandas de uma sociedade em transformação. Assim, este artigo investiga o pensamento dos teóricos precursores de um modelo pedagógico burguês, compreendendo suas ideias à luz da conjuntura em que estavam inseridos.
References
ABBAGNANO, Nicola; VISALBERGHI, Aldo. História da Pedagogia. Trad. Glicínia Quartin. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1990.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
ARAÚJO, José Carlos Souza. Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1931). 2015. Trabalho apresentado no GT 02 - História da Educação. Anais 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Outubro de 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216.pdf. Acesso em 01 abr. 2020.
BATISTA, Gustavo Araújo. Montaigne: a fundamentação da educação nos moldes céticos e estóicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p. 497-507, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 12 abr. 2020.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. Trad. Ana Maria L. Ioriatti, Carlos Felipe Moisés e Marcelo Macca. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BERNARDO, Débora Giselli; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut. Educação e humanismo no pensamento de Juan Luís Vives. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.25, p. 13 –32, 2007. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4960/art02_25.pdf. Acesso em 12 abr. 2020.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
COMENIUS, Jan Amós. Didática Magna. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. Trad. Victor Hugo Klagsbrunn. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1996.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. 2 ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1999.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco. 13. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
ZANATTA, Beatriz Aparecida. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 1, p. 105-112, jan./abr. 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18569/9810. Acesso em 10 abr. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.