A constituição da educação burguesa na consolidação da modernidade

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DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1381

Resumo

A transição para o que se compreende historicamente como modernidade é um processo ideologicamente assíncrono, enquanto é permeada pelo tensionamento entre valores medievais e burgueses até ao menos o início do século XIX. A consolidação de uma mentalidade e modo de vida burgueses se constrói entre os séculos XIV e XIX, através das permanências e rupturas inerentes ao processo histórico e, sobretudo, por meio do pensamento filosófico que se entrelaça às revoluções relativas a esse contexto. Nesse sentido, a preocupação com a formação de um indivíduo alinhado aos valores burgueses transparece na obra de diversos teóricos, contrapondo-se particularmente à tradição religiosa católica. A educação, para esses pensadores, incorpora cada vez mais a ética do trabalho e as demandas de uma sociedade em transformação. Assim, este artigo investiga o pensamento dos teóricos precursores de um modelo pedagógico burguês, compreendendo suas ideias à luz da conjuntura em que estavam inseridos.

Biografia do Autor

Anna Lívia Gomes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e mestre em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). É professora das Redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino de Uberaba, MG. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Ensino Humanizado da Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) na área de Educação, com atuação no programa de pós-graduação em Educação Tecnológica. Graduado em Ciências Sociais e História (UFMG); mestrado e doutorado em Educação (UFU); pós-doutor em História da América (PUC-SP). É pesquisador do CEHAL-PUCSP (Centro de Estudos de História da América Latina) e membro da diretoria da Adhilac - Asociación de Historiadores Latinoamericanos y Caribenhos (214/2018).

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

GOMES, A. L.; FERREIRA BRETTAS, A. C. A constituição da educação burguesa na consolidação da modernidade. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–19, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1381. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1381. Acesso em: 23 nov. 2024.