Entrevista com a professora e pesquisadora Solange Martins Oliveira Magalhães
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1411Abstract
A professora Solange é Pedagoga e Psicóloga por formação inicial. É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Atualmente, é professora da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy/Argentina. É coordenadora geral da REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste. É pesquisadora das temáticas: Formação de professores, profissionalização e trabalho docente, docência universitária, epistemologias e perspectivas críticas no campo da pesquisa educacional.References
BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial {da} República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 13 jul. 2009.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação, n. 3, set./dez. 2005.
GALLO, Solange Maria Leda. Redes de pesquisa e a produção de conhecimento científico. (s.d.). Disponível em: http://dlm.fflch.usp.br/sites/dlm.fflch.usp.br/files/Solange%20Gallo.pdf. Acesso em 02 ago. 2016.
KATZ, J. Sylvan; MARTIN, Ben R. What is research collaboration? Research Policy, n. 26, p. 1-18, 1997.
LEITE, Denise et al. Avaliação de redes de pesquisa e colaboração. Avaliação – Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 291-312, mar. 2014.
LIEBERMAN, Ann. Collaborative research: Working with, not working on. Educational Leadership, v.43, n.5, p. 9-32, 1986.
SAVIANI, Demerval. A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira.; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Epistemologia da práxis e epistemologia da prática repercussões na produção de conhecimento sobre professores. Campinas: Mercado de Letras, 2018a.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Educ. Públ. Cuiabá, UFMT, v. 27, n. 64, p. 17-40, jan./abr., 2018b.
MAGALHÃES, Solange Martins. O.; ARAUJO, Sonia M.; ARGÜELLO, Susana Beatriz. Agudización ultra neoliberal, educación Y formación docente em Brasil Y Argentina. Revista Inter-ação, Goiânia, v.45, n.1, p. 49-80, jan./abr. 2020.
PACHANE, Graziela Giusti. Formação pedagógica de pós-graduandos para a atuação docente no ensino superior: a experiência da Unicamp. Educere et Educare: revista de educação, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 219-233, 2007.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da Educação. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, p. 17-40, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.