Entrevista com a professora e pesquisadora Solange Martins Oliveira Magalhães
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1411Abstract
A professora Solange é Pedagoga e Psicóloga por formação inicial. É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Atualmente, é professora da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy/Argentina. É coordenadora geral da REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste. É pesquisadora das temáticas: Formação de professores, profissionalização e trabalho docente, docência universitária, epistemologias e perspectivas críticas no campo da pesquisa educacional.
Downloads
References
BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial {da} República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 13 jul. 2009.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação, n. 3, set./dez. 2005.
GALLO, Solange Maria Leda. Redes de pesquisa e a produção de conhecimento científico. (s.d.). Disponível em: http://dlm.fflch.usp.br/sites/dlm.fflch.usp.br/files/Solange%20Gallo.pdf. Acesso em 02 ago. 2016.
KATZ, J. Sylvan; MARTIN, Ben R. What is research collaboration? Research Policy, n. 26, p. 1-18, 1997.
LEITE, Denise et al. Avaliação de redes de pesquisa e colaboração. Avaliação – Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 291-312, mar. 2014.
LIEBERMAN, Ann. Collaborative research: Working with, not working on. Educational Leadership, v.43, n.5, p. 9-32, 1986.
SAVIANI, Demerval. A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira.; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Epistemologia da práxis e epistemologia da prática repercussões na produção de conhecimento sobre professores. Campinas: Mercado de Letras, 2018a.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Educ. Públ. Cuiabá, UFMT, v. 27, n. 64, p. 17-40, jan./abr., 2018b.
MAGALHÃES, Solange Martins. O.; ARAUJO, Sonia M.; ARGÜELLO, Susana Beatriz. Agudización ultra neoliberal, educación Y formación docente em Brasil Y Argentina. Revista Inter-ação, Goiânia, v.45, n.1, p. 49-80, jan./abr. 2020.
PACHANE, Graziela Giusti. Formação pedagógica de pós-graduandos para a atuação docente no ensino superior: a experiência da Unicamp. Educere et Educare: revista de educação, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 219-233, 2007.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da Educação. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, p. 17-40, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.