FRAUDE EM AVALIAÇÕES NA VISÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES: UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÉTICA¹
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.187Abstract
Este artigo apresenta uma análise da relação entre a prática de fraude em avaliações (cola, pesca, fila) nas escolas, a formação de professores e a ética, a partir de uma pesquisa realizada em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A relevância deste trabalho baseia- se na ausência de um amplo debate na sociedade sobre o tema, o que gera uma visão distorcida sobre a prática da fraude. Dentre os objetivos destacam-se identificar a visão que os alunos têm da cola, sua incidência e as motivações para praticá-la. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa envolve a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas com professores e estudantes de graduação. Os resultados revelam que professores e estudantes consideram a prática da cola “ruim” ou “censurável”, inclusive observando os possíveis prejuízos à qualidade da formação profissional e ética do estudante – entretanto, 67% dos estudantes admitiram praticá-la.Downloads
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2011-09-30
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PIMENTA, Maria A.A. FRAUDE EM AVALIAÇÕES NA VISÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES: UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÉTICA¹. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 124–138, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i22.187. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/187. Acesso em: 5 jun. 2025.
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