PRÁTICAS MUSICAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NUMA ESCOLA RURAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v2i6.58Abstract
O artigo descreve pesquisa que visa investigar e resgatar práticas musicais de um grupo de mulheres que vivem no Assentamento Nova Santo Inácio e Ranchinho, localizado no município de Campo Florido (MG), apontando possibilidades de trabalhar esse repertório musical no currículo do ensino fundamental (1ª a 4ª série), na Escola Municipal Santa Terezinha, situada nesse assentamento. Ao recolher, registrar e divulgar práticas musicais das mulheres assentadas pretende-se, também, investigar o papel da mulher na transmissão de saberes, considerando a grande influência que a mãe ou as mulheres responsáveis pela família exercem sobre as crianças. Trata-se de pesquisa que utiliza como procedimentos a observação participante, entrevistas semi-estruturadas e intervenção através de atividades de formação continuada junto aos professores da escola. Com a pesquisa esperamos obter uma maior interação entre aluno, família e escola e, assim, valorizar os saberes locais e fortalecer a auto-estima dos assentados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
FREITAS, Mirza M. Cury Diniz de; ALMEIDA, Célia Maria de Castro. PRÁTICAS MUSICAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NUMA ESCOLA RURAL. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 2, n. 6, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v2i6.58. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/58. Acesso em: 6 jun. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.