PRÁTICAS MUSICAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NUMA ESCOLA RURAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v2i6.58Resumo
O artigo descreve pesquisa que visa investigar e resgatar práticas musicais de um grupo de mulheres que vivem no Assentamento Nova Santo Inácio e Ranchinho, localizado no município de Campo Florido (MG), apontando possibilidades de trabalhar esse repertório musical no currículo do ensino fundamental (1ª a 4ª série), na Escola Municipal Santa Terezinha, situada nesse assentamento. Ao recolher, registrar e divulgar práticas musicais das mulheres assentadas pretende-se, também, investigar o papel da mulher na transmissão de saberes, considerando a grande influência que a mãe ou as mulheres responsáveis pela família exercem sobre as crianças. Trata-se de pesquisa que utiliza como procedimentos a observação participante, entrevistas semi-estruturadas e intervenção através de atividades de formação continuada junto aos professores da escola. Com a pesquisa esperamos obter uma maior interação entre aluno, família e escola e, assim, valorizar os saberes locais e fortalecer a auto-estima dos assentados.Downloads
Como Citar
FREITAS, M. M. C. D. de; ALMEIDA, C. M. de C. PRÁTICAS MUSICAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NUMA ESCOLA RURAL. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 2, n. 6, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v2i6.58. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/58. Acesso em: 21 nov. 2024.
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Artigos
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